Meteorologia

  • 07 JULHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Seis detidos após morte de 121 pessoas em reunião religiosa na Índia

Seis pessoas foram detidas na Índia após a morte de 121 pessoas terça-feira numa reunião religiosa hindu, num país onde os movimentos de multidões matam regularmente fiéis e peregrinos, divulgou hoje a política.

Seis detidos após morte de 121 pessoas em reunião religiosa na Índia
Notícias ao Minuto

13:58 - 04/07/24 por Lusa

Mundo Índia

"Seis pessoas foram detidas, incluindo quatro homens e duas mulheres", declarou aos jornalistas o inspetor-geral da polícia de Aligarh, Shalabh Mathur, sobre o mais mortífero movimento de multidões numa década.

A mesma fonte informou que os detidos "estavam a trabalhar principalmente como voluntários, envolvidos na gestão de multidões e na angariação de fundos", acrescentando que aquando do tumulto, os agora detidos fugiram do local.

O inspetor-geral divulgou que o principal acusado continua a ser procurado, com a agência noticiosa EFE a referir não se tratar do guru local Bhole Baba, que dirigiu a cerimónia de oração e foi visto por cerca de 250.000 pessoas na terça-feira.

Segundo Mathur, a autorização para a realização do evento não foi emitida em nome de Baba, embora tenha dito que estão a investigar os antecedentes criminais do líder espiritual, que está desaparecido desde a passada terça-feira, quando ocorreu a debandada.

O pregador partilhou quarta-feira com vários meios de comunicação social uma declaração em que acusava "elementos anti-sociais" de estarem na origem do acidente.

Pelo menos 121 pessoas, na sua maioria mulheres, morreram no incidente, que foi desencadeado quando vários dos presentes tentaram aproximar-se do guru para receber a sua bênção após o fim do evento.

Os eventos fatais são comuns em locais de culto na Índia, durante grandes eventos religiosos.

Em 2016, pelo menos 112 pessoas perderam a ida após uma explosão causada por fogo-de-artifício num tempo onde se celebrava o ano novo hindu.

Três anos antes, um total de 115 fiéis morreram numa debandada perto de um templo em Madhya Pradesh, onde estavam reunidas perto de 400 mil pessoas, quando circularam rumores de que uma ponte estava prestes a ruir.

Em 2008, pelo menos 224 peregrinos morreram e mais de 400 ficaram feridos numa debandada perto de um templo na cidade de Jodhpur.

Leia Também: Pelo menos 87 mortos em debandada num evento religioso na Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório