Meteorologia

  • 07 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 23º

Multas de 750€ para quem urinar no mar? Marbella já se pronunciou

Em causa está uma multa de 750 euros para "evacuações fisiológicas (movimentos intestinais e urinários) no mar ou na praia". O valor duplicaria para 1.500 euros para quem fosse apanhado mais do que uma vez no espaço de um ano. 

Multas de 750€ para quem urinar no mar? Marbella já se pronunciou
Notícias ao Minuto

23:54 - 04/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O município de Marbella, na província espanhola de Málaga, deu que falar após ter aprovado uma série de iniciativas destinadas a melhorar a qualidade das suas famosas praias, nas quais previa uma multa para quem fizesse "evacuações fisiológicas" no mar ou no areal. No entanto, a cidade veio agora explicar a ideia.

As medidas para melhorar as praias foram aprovadas pelo conselho municipal no final de maio e incluíam sanções para "infrações antissociais", como tocar música alta ou jogar com bolas, além de uma multa de 750 euros para "evacuações fisiológicas (movimentos intestinais e urinários) no mar ou na praia". O valor duplicaria para 1.500 euros para quem fosse apanhado mais do que uma vez no espaço de um ano. 

No entanto, perante a estupefação e críticas geradas com a medida, um porta-voz da Câmara Municipal veio agora esclarecer as propostas, explicando que não se aplicavam a "águas abertas". 

"A lei não impõe uma sanção para quem faz xixi no mar", disse o porta-voz ao jornal The Guardian. "Não será aplicável. A lei regula possíveis infracções antissociais na praia, tal como qualquer ato desse tipo é regulado em qualquer espaço público, como as ruas da cidade".

O porta-voz explicou ainda que a medida se referia ao facto de as pessoas poderem urinar para o mar a partir da costa ou dos paredões.

Segundo conta o The Guardian, Marbella não é a primeira cidade espanhola a recorrer a este tipo de medidas, tendo-o já feito Málaga em 2004 e mais recentemente a cidade galega de Vigo, em 2022.  

Leia Também: Homem detido por burla milionária com licenças de táxis em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório