Meteorologia

  • 08 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 27º

Rússia detém e acusa de fraude comandante responsável por Bucha

Artyom Gorodilov vai aguardar detido o seu julgamento. Em causa estará o 'desvio' de cerca de onze mil euros.

Rússia detém e acusa de fraude comandante responsável por Bucha
Notícias ao Minuto

09:32 - 05/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

As autoridades russas detiveram e acusaram de fraude um comandante que foi responsável por levar a cabo o massacre de Bucha, na Ucrânia.

A notícia foi avançada na quinta-feira pela agência Tass, e citada pela imprensa internacional. O responsável militar terá sido o comandante responsável pelas tropas que levaram a cabo o massacre em Bucha, na Ucrânia, em 2022.

Segundo que a imprensa, a detenção de Artyom Gorodilov aconteceu na quarta-feira, e o militar terá defraudado em pelo menos um milhão de rublos russos, quase 11 mil euros.

Gorodilov vai ficar detido até 19 de agosto, enquanto aguarda julgamento, e caso seja condenado pode enfrentar até dez anos de prisão.

O coronel ficou 'conhecido' pelo massacre que aconteceu em Bucha, onde foram descobertas valas comuns com centenas de corpos de ucranianos - foi a altura de 'viragem' no conflito, em que várias nações apontaram que Moscovo estava a levar a cabo "crimes contra a humanidade" e se começou a reconhecer, de forma clara, que havia um genocídio a acontecer.

Atualmente, o coronel era responsável por uma unidade de paraquedistas russo que atuava no leste da Ucrânia. Dada a brutalidade do que aconteceu em Bucha, Gorodilov foi alvo das sanções dos Estados Unidos, que considerou "o seu envolvimento em violações graves de direitos humanos".

A detenção deste responsável militar acontece numa altura em que vários responsáveis do ministério da Defesa também têm vindo a ser detidos. O ministério tem vindo a sofrer algumas 'baixas', tendo Sergei Shoigu sido substituído no cargo de ministro da pasta. Outros responsáveis que tinham estado sob responsabilidade do ministro foram investigados também, e detidos.

[Notícia atualizada às 9h59]

Leia Também: Um morto e cinco feridos na Rússia em ataque com 'drones' da Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório