Meteorologia

  • 08 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 14º MÁX 26º

Portal das Matrículas? "Traz ansiedade, mas há tentativa de resolução"

Responsáveis alertam pais que conseguiram matricular filhos para confirmar que tudo ficou bem registado, para evitar constrangimentos futuros. Podem fazê-lo até dia 8 de julho.

Portal das Matrículas? "Traz ansiedade, mas há tentativa de resolução"
Notícias ao Minuto

14:32 - 05/07/24 por Natacha Nunes Costa e Andrea Pinto

País Matrículas

Desde de 22 de junho e até à última terça-feira, dia 2 de julho, estiveram abertas as inscrições para os alunos do 6.º ao 9.º ano e para os do 11.º ano. O problema é que muitos pais denotaram problemas no Portal das Matrículas, temendo não conseguir inscrever os seus educandos dentro do prazo correto.

O Notícias ao Minuto falou com a presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP), Mariana Carvalho, onde têm chegado várias queixas, e que confirmou que têm sido detectados "vários erros, desde não se conseguir entrar, a iniciar as matriculas e não se conseguir finalizar".

Os problemas diziam especificamente respeito aos alunos do ensino artístico especializado, tendo-se verificado "falhas de comunicação" por parte do Instituto de Gestão Financeira da Educação, que gere o Portal das Matrículas "nas instruções às escolas para o carregamento de ofertas no âmbito do ensino artístico especializado".

Dada esta situação, esclarece a CONFAP que "o Ministério rapidamente informou e deu conta da situação e até estendeu o prazo para as matrículas, que devia terminar na sexta-feira da semana passada". Agora, é possível fazer as matrículas até dia 8 de julho.

Mariana Carvalho admite: "Não sabemos muito bem qual é exatamente o problema". Mas as dificuldades têm levado famílias a acordar durante a noite para tentar aceder ao site durante este período, na esperança de que o problema seja a sobrecarga de acessos.

"Claro que a situação traz constrangimentos, ansiedade, mas também percebemos a tentativa de resolução. É claro que temos de exigir a resolução -  e o Governo também quer esta resolução, não tenho dúvidas disso – e também temos de garantir que os alunos ficam matriculados", disse, referindo que a mensagem da Confederação Nacional de Associações de Pais  "é tranquilizadora".

"Precisamos de apaziguar as famílias e garantir que nenhuma falha técnica se traduza em constrangimentos nas matrículas dos alunos", reforça, lembrando que a partir de quarta-feira começaram a notar-se melhorias.

Sabe-se, contudo, que se mantiveram "problemas nas matrículas do ensino artístico e articulado e [por esse motivo], motivo pelo qual o prazo das matriculas foi novamente aumentado para 8 de julho, domingo.

A par disso, esta responsável aconselha a todos os pais que tenham efetuado a matrícula que, até à data, confirmem que tudo ficou registado corretamente e que "as matrículas foram bem realizadas de modo a prevenirmos constrangimentos".

Leia Também: Governo estende prazo para realização de matrículas até segunda-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório