Meteorologia

  • 08 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 26º

Primeiro-ministro indiano felicita Starmer e agradece a Sunak

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, felicitou hoje o líder trabalhista Keir Starmer pela vitória nas eleições britânicas e expressou um agradecimento especial ao agora ex-primeiro-ministro Rishi Sunak pelo aprofundamento dos laços entre os dois países.

Primeiro-ministro indiano felicita Starmer e agradece a Sunak
Notícias ao Minuto

12:41 - 05/07/24 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Os meus sinceros parabéns e votos de felicidades a Keir Starmer pela sua notável vitória nas eleições gerais do Reino Unido", segundo Modi, numa mensagem na rede social X (antigo Twitter).

O nacionalista hindu apelou a Starmer para que continue a implementar uma "colaboração positiva e construtiva que servirá para reforçar ainda mais a parceria estratégica abrangente" entre a Índia e o Reino Unido.

Modi referia-se a um roteiro para 2030 que os dois países fixaram em 2021 ainda com Boris Johnson como primeiro-ministro britânico e que prevê a promoção do crescimento em várias áreas como a educação, a investigação, a defesa e a segurança, as alterações climáticas e as relações internacionais.

Numa segunda mensagem no X, o chefe do executivo indiano desejou felicidades a Rishi Sunak.

"Obrigado pela sua liderança admirável e pela sua contribuição ativa para o aprofundamento das relações entre a Índia e o Reino Unido durante o seu mandato. Os meus melhores votos para si e para a sua família no futuro", escreveu.

Em novembro de 2023, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, reuniu-se, no Reino Unido, com o secretário dos Negócios Estrangeiros, James Cleverly, e avançar com as negociações para um acordo de livre comércio, abordado pela primeira vez em 2022.

Este acordo reforçará as duas economias através de um aumento significativo do comércio bilateral, que se espera duplicar até 2030.

O trabalhista Keir Starmer venceu as eleições de quinta-feira com uma ampla maioria, o que permite ao Partido Trabalhista regressar ao poder após 14 anos na oposição.

Leia Também: Brexit again? Starmer já tinha sido questionado sobre e foi perentório

Recomendados para si

;
Campo obrigatório