Meteorologia

  • 08 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 14º MÁX 26º

"Racista". Discurso de Farage interrompido por manifestantes (há imagens)

O político de extrema-direita já tinha concorrido sete vezes ao parlamento britânico, sem sucesso.

Notícias ao Minuto

15:45 - 05/07/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Reino Unido

Nigel Farage, líder do Reform UK, foi interrompido por vários manifestantes enquanto tentava fazer uma conferência de imprensa, após ter conseguido eleger pelo menos quatro deputados nas eleições legislativas britânicas. 

Segundo a Sky News, sete manifestantes foram retirados do local por tentarem interromper o político de extrema-direita, acusando-o de ser "racista" e de "não representar a classe trabalhadora". 

Farage respondeu aos manifestantes, que se levantaram um a um, gritando: "Aborrecidos, aborrecidos, aborrecidos!". 

Farage, sublinhe-se, agitou a campanha eleitoral com o sentimento anti-imigrante do seu partido, "recuperem o nosso país", e reduziu o apoio aos conservadores, tendo mesmo conquistado alguns eleitores aos trabalhistas.

O antigo eurodeputado britânico foi eleito, à oitava vez, pelo círculo de Clacton-on-Sea, no sudeste de Inglaterra, consolidando o avanço da formação de direita populista. O político eurocético, de 60 anos, já tinha concorrido sete vezes ao parlamento britânico, sem sucesso, a primeira das quais há 20 anos atrás, em 1994. 

O Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer, ganhou 412 dos 650 lugares para a Câmara dos Comuns que foram a votos, mais que duplicando os 202 de 2019. Já o Partido Conservador, do ex-primeiro-ministro Rishi Sunak, afundou dos 365 deputados eleitos há cinco anos para 121, menos do que os 156 de 1906.

Pode ver um dos protestos na galeria acima.

Leia Também: Eurocético Nigel Farage eleito deputado no Reino Unido à oitava vez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório