Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
24º
MIN 20º MÁX 25º

Aos 22 anos, deputado trabalhista é o primeiro a nascer no século XXI

O deputado, que nasceu em 2002, foi eleito pelo círculo de North West Cambridgeshire, depois de ter obtido mais 39 votos do que a candidata conservadora Shailesh Vara.

Aos 22 anos, deputado trabalhista é o primeiro a nascer no século XXI
Notícias ao Minuto

22:53 - 06/07/24 por Daniela Filipe

Mundo Reino Unido

A vitória esmagadora do Partido Trabalhista britânico não só ditou o fim do ‘reinado’ de 14 anos do Partido Conservador no Reino Unido, como introduziu o primeiro deputado eleito nascido no século XXI.

Sam Carling, de 22 anos, deverá ser coroado como ‘baby of the House’ [bebé da casa, em tradução livre], o termo usado para designar o parlamentar mais novo da Câmara dos Comuns. Substituirá, assim, o também trabalhista Keir Mather, que tinha 25 anos quando venceu as eleições parciais do ano passado e representará o novo círculo eleitoral de Selby.

O deputado, que nasceu em 2002, foi eleito pelo círculo de North West Cambridgeshire, depois de ter obtido mais 39 votos do que a candidata conservadora Shailesh Vara.

Ainda assim, Carling não quer que a sua tenra idade seja o foco da sua eleição.

"Quero que nos afastemos desta estranha mentalidade em relação à idade dos mais novos. No que me diz respeito, somos iguais a todos os outros. Só quero continuar com o trabalho", disse, em declarações à BBC.

De facto, o trabalhista, que considerou que a sua eleição foi um “terramoto político”, espera encorajar mais jovens a candidatar-se a cargos públicos, por forma a “combater a apatia” no que diz respeito à política.

Carling, que cresceu numa zona rural do nordeste de Inglaterra, foi vereador em Cambridge, tendo admitido que só se apercebeu recentemente da ligação entre o declínio social e económico e "as decisões tomadas em Westminster".

"Vi muitas coisas a piorarem à minha volta. Preocupava-me o facto de as lojas fecharem nas ruas principais locais que costumavam ser um centro próspero e que agora são praticamente um terreno baldio”, disse.

O deputado ambiciona que o seu partido "resolva o problema" da falta de dentistas e de funcionários do Serviço Nacional de Saúde (NHS), que "estão terrivelmente sobrecarregados", além do "problema dos transportes rurais".

"Creio que muitas pessoas só tiveram consciência de um governo conservador. Acredito que podemos fazer mudanças significativas e oferecer uma alternativa melhor e, esperemos, envolver mais jovens na política", complementou.

Leia Também: Starmer reconhece que dormiu "pouco" após vencer eleições no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório