Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 24º

Rússia frustrou tentativa de Kyiv de roubar um bombardeiro estratégico

Os serviços de segurança russos (FSB) alegaram hoje ter frustrado uma tentativa da Ucrânia de recrutar um piloto russo para roubar um bombardeiro estratégico das forças do Kremlin.

Rússia frustrou tentativa de Kyiv de roubar um bombardeiro estratégico
Notícias ao Minuto

09:02 - 08/07/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Num comunicado, o FSB garantiu que "serviços especiais de países da NATO" estiveram envolvidos na "preparação e implementação" deste plano de roubo de "um bombardeiro estratégico TU-22M3".

Este aparelho é capaz de realizar ataques nucleares e convencionais a longas distâncias.

"Os serviços de informação ucranianos pretendiam recrutar um piloto militar russo, em troca de uma recompensa financeira e cidadania italiana, para o induzir a tomar (a aeronave) e aterrar o bombardeiro estratégico na Ucrânia", disse o FSB.

Nos últimos dias, as forças russas realizaram vários ataques a bases da força aérea ucraniana, enquanto Kiev espera pelos caças F-16 prometidos pelo Ocidente para tentar recuperar o controlo aéreo.

No verão passado, a Ucrânia conseguiu recrutar um piloto de helicóptero russo, Maxim Kuzminov, que se opunha à invasão russa e desertou para o lado ucraniano.

Esse desertor russo foi encontrado morto em Espanha em fevereiro. A Rússia tem sido repetidamente acusada de eliminar os seus adversários, tanto internamente como no estrangeiro, mas sempre negou estas acusações.

A Ucrânia também acusa regularmente Moscovo de tentar recrutar agentes do lado ucraniano.

O serviço de segurança ucraniano (SBU) anunciou em maio que tinha "desmantelado uma rede de agentes" do FSB que preparava o assassínio do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e que deteve dois oficiais ucranianos que faziam parte desse plano.

Leia Também: Putin felicita novo presidente do Irão e espera reforçar relações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório