Meteorologia

  • 06 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 20º MÁX 24º

França. Independente venceu em Portugal à frente de candidato de esquerda

O independente Stéphane Vojetta venceu as eleições legislativas antecipadas francesas no círculo eleitoral de Portugal, segundo os resultados provisórios divulgados, à frente de Maxime da Silva, da aliança de esquerda Nova Frente Popular.

França. Independente venceu em Portugal à frente de candidato de esquerda
Notícias ao Minuto

15:40 - 08/07/24 por Lusa

Mundo Stéphane Vojetta

Nos resultados incluídos na quinta circunscrição, que engloba também Mónaco, Espanha e Andorra, Vojetta (DVC - Divers centre) somou perto de 70% das preferências. Estavam perto de 20 mil eleitores inscritos em Portugal, segundo os dados oficiais, que revelaram uma taxa de abstenção de 55,51%.

Segundo o ministério da Administração Interna francês, estes resultados são provisórios e sujeitos a eventuais correções e decisões do juiz eleitoral.

De acordo com os resultados oficiais divulgados na manhã de hoje, os três principais blocos ficaram muito aquém das 289 cadeiras necessárias para controlar a Assembleia Nacional, que tem 577 lugares, a mais poderosa das duas Câmaras legislativas da França.

Os resultados mostraram que a coligação de esquerda obteve 182 cadeiras, ficando à frente da aliança centrista de Macron, com 168 cadeiras.

O União Nacional, partido de extrema-direita, e os seus aliados ficaram restritos ao terceiro lugar, embora os seus 143 lugares ainda estejam muito acima do seu melhor resultado anterior, de 89 cadeiras em 2022.

Emmanuel Macron ainda tem três anos de mandato presidencial. Espera-se que os legisladores recém-eleitos reúnam-se na Assembleia Nacional para iniciar negociações sobre os possíveis acordos partidários.

As legislativas francesas foram convocadas por Macron, após a derrota do seu partido e a acentuada subida do União Nacional nas eleições para o Parlamento Europeu de 09 de junho. A escolha de um novo executivo deveria ocorrer apenas em 2027.

Leia Também: BE quer diálogo à esquerda para criar "programa de rutura" como em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório