Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

Não foi só Trump. Recorde outros ataques contra presidentes e políticos

Foram já vários os antigos presidentes e candidatos que foram alvo de atentados. Quatro deles foram mesmo assassinados.

Não foi só Trump. Recorde outros ataques contra presidentes e políticos
Notícias ao Minuto

10:13 - 14/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

A tentativa de assassinato ao antigo presidente Donald Trump, durante um comício republicano na Pensilvânia, Estados Unidos, no sábado, aumentou a preocupação com a violência política e a sensibilização para os ataques a políticos no passado.

 

Duas pessoas morreram - um membro do público e o atirador, que foi abatido. Dois outros membros do público estão em estado grave. 

Numa publicação nas redes sociais partilhada no sábado à noite, Trump agradeceu aos agentes da autoridade a sua rápida atuação depois de ter sido "atingido por uma bala" na orelha direita.

No entanto, na história dos Estados Unidos, foram já vários os antigos presidentes e candidatos que foram alvo de atentados. Vamos recordar.

Ataques diretos anteriores contra presidentes e candidatos

As agressões diretas contra presidentes e candidatos ocorreram em 15 ocasiões distintas, cinco das quais resultaram em morte, de acordo com um relatório de 2008 compilado pelo Serviço de Investigação do Congresso e citado pela CNN. Dos 45 indivíduos que exerceram o cargo de presidente, 13 (ou cerca de 29%) foram objeto de assassinatos reais ou tentativas de assassinato. Este número não inclui o incidente de sábado envolvendo Trump.  

Pelo menos sete dos últimos nove presidentes foram alvo de agressões, ataques ou tentativas de assassinato. O relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso diz que os presidentes que sobreviveram a ataques são Gerald R. Ford (duas vezes em 1975), Ronald W. Reagan (um tiroteio quase fatal em 1981), Bill Clinton (quando a Casa Branca foi alvo de tiros em 1994) e George W. Bush (quando um atacante atirou uma granada que não explodiu contra ele e o presidente da Geórgia durante um evento em Tbilisi em 2005).

O  último relatório do Serviço de Investigação do Congresso, citando os Serviços Secretos como fonte, diz que também houve tentativas contra o antigo presidente Barack Obama, Trump e o atual presidente, Biden.

Dois outros presidentes foram alvo de atentados, um enquanto presidente eleito (Franklin D. Roosevelt em 1933), outro enquanto candidato presidencial (Theodore Roosevelt em 1912, quando se candidatou à presidência depois de ter estado afastado do cargo durante quase quatro anos). Outros, na altura, candidatos presidenciais Robert F. Kennedy e George C. Wallace foram também vítimas de agressões diretas, segundo o relatório elaborado pelo Serviço de Investigação do Congresso.  

Presidentes que foram assassinados 

Quatro presidentes - Abraham Lincoln, James A. Garfield, William McKinley e John F. Kennedy - foram assassinados.

No entanto, entre os 15 ataques listados no relatório, apenas no assassinato de Lincoln foi provada a existência de uma conspiração alargada, embora tais alegações tenham surgido noutras ocasiões.

Além disso, apenas num outro incidente esteve envolvido mais do que um participante - o assalto de 1950 à Blair House, a residência temporária do presidente Harry S. Truman. No entanto, a investigação e a ação penal subsequentes não revelaram quaisquer provas da existência de outros conspiradores.

Dos 18 ataques ou tentativas de assassinato de presidentes ou candidatos presidenciais, todos, exceto dois, envolveram armas de fogo. Todos os ataques, exceto dois, ambos contra Ford, foram cometidos por homens. Com exceção de um, todos os 15 ataques ocorreram nos Estados Unidos. 

Primeiro ataque documentado contra um presidente

De acordo com o Serviço de Investigação do Congresso, o primeiro ataque registado contra um presidente ocorreu em 1835, quando a pistola de um atacante falhou o disparo contra o Presidente Andrew Jackson. O agressor, Richard Lawrence, foi declarado louco. Ele disse que "Jackson estava a impedi-lo de obter grandes somas de dinheiro e estava a arruinar o país", destaca o relatório.

Leia Também: "Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório