Meteorologia

  • 27 AUGUST 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 28º

Senador Menendez considerado culpado por corrupção em Nova Iorque

O senador democrata dos Estados Unidos, Robert Menendez, foi na segunda-feira considerado culpado por um júri, no julgamento por corrupção que começou há dois meses, anunciaram os procuradores federais de Nova Iorque.

Senador Menendez considerado culpado por corrupção em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

06:28 - 17/07/24 por Lusa

Mundo Robert Menendez

Com 70 anos, o influente ator da política norte-americana que pertenceu ao 'caucus' luso-americano no Congresso foi considerado culpado, entre outras coisas, de conspiração para cometer atos de corrupção, conspiração para atuar como agente de um governo estrangeiro, bem como de obstrução à justiça, indicou a acusação.

 

"Bob" Menendez foi julgado por usar a sua influência em benefício dos líderes empresariais do Egito e do Qatar.

Os dois líderes empresariais também foram considerados culpados.

A mulher do senador, Nadine Arslanian Menendez, a quem os advogados do senador tentaram atribuir a culpa, também está acusada, mas deverá ser julgada separadamente porque deverá ser tratada a um cancro da mama.

Menendez é um senador influente, antigo presidente da poderosa Comissão de Negócios Estrangeiros do Senado, da qual se demitiu devido a este caso, "um caso clássico de corrupção em grande escala", segundo a acusação.

Entre 2018 e 2023, "colocou o seu poder à venda", acrescentou, durante a sua acusação, um dos procuradores federais de Manhattan, Paul Monteleoni.

O procurador tinha descrito detalhadamente as conclusões dos investigadores durante uma busca à casa do casal, em junho de 2022: 480 mil dólares em dinheiro em envelopes escondidos em armários, roupas ou cofres, aos quais se somam 70 mil dólares encontrados num cofre pertencente a Nadine Menendez, ou ainda 13 barras de ouro.

O líder do Senado, o democrata Chuck Schumer, pediu hoje a demissão de Menendez.

"À luz deste veredicto de culpa, o senador Menendez deve agora fazer o que é certo para os seus eleitores, o Senado e o nosso país, e demitir-se", frisou Schumer, em comunicado.

Menendez termina o seu mandato em janeiro de 2025 e pretendia recandidatar-se como independente depois de o Partido Democrata ter escolhido o congressista Andy Kim como candidato para o substituir.

Kim, de resto, também apelou à demissão de Menendez: "Este é um dia triste e sombrio para Nova Jérsia e para o nosso país. Os nossos funcionários públicos devem trabalhar para o povo, e hoje vimos o povo julgar o senador Menendez como culpado e incapaz de servir".

Caso decidisse demitir-se, caberia ao governador de Nova Jérsia, o democrata Phil Murphy, escolher o seu substituto até às eleições de novembro.

Menendez foi um contundente opositor à política de aproximação a Cuba (2009-2017) do presidente Barack Obama e também ao pacto nuclear com o Irão. Opôs-se também ao atual governo de Joe Biden na retoma desta estratégia com os dois países.

Leia Também: Empresário que já foi o homem mais rico da China condenado nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório