Jovem de 15 anos rabiscou slogans de extrema-direita e escreveu manifesto
Caso aconteceu em Inglaterra e o jovem foi encaminhado para a polícia antiterrorismo.
© Mike Kemp/In Pictures via Getty Images
Mundo Inglaterra
Um estudante britânico de 15 anos que foi encaminhado para a polícia antiterrorista, depois de ter desenhado slogans de extrema-direita num exame, foi condenado a trabalho comunitário, depois de se ter descoberto que tinha na sua posse um manifesto de extrema-direita.
Segundo a Sky News, o jovem, de Stockton-on-Tees, intitulava-se online como 'OrthodoxNazi' e fazia vídeos de compilação de assassinatos perpetrados por notórios extremistas de direita, para além de armazenar guias para o fabrico de armas e explosivos caseiros.
O rapaz, agora condenado, chamou a atenção da sua escola em dezembro de 2023, na sequência de um exame em que obteve apenas quatro pontos num total de 70 e deixou muitas das perguntas sem resposta.
Ao invés de responder, desenhou a estrela de David com um laço, um desenho de Auschwitz com a palavra "mentiras" e fez referências à Divisão Atomwaffen, um grupo de extrema-direita proibido.
Quando a polícia visitou a mãe do jovem em Stockton-on-Tees, abriu a porta e disse de imediato: "É sobre o meu filho, não é? Provavelmente está tudo o que precisam naquela mesa", e mostrou-lhes um caderno vermelho com desenhos e escritos no interior.
No caderno havia mais rabiscos racistas. Já no seu telemóvel, o jovem, que atribuía a sua obsessão ao autismo, tinha uma cópia do manifesto escrito por Brenton Tarrant, que matou 51 pessoas em duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, e no seu computador tinha um romance de extrema-direita sobre uma guerra racial chamado The Turner Diaries.
Um tribunal condenou-o a uma pena de três anos de reabilitação.
Leia Também: Bardella é o candidato da extrema-direita a primeiro-ministro de França
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com