Comunidade Política reunida no Reino Unido para discutir (também) Ucrânia
O Reino Unido vai receber hoje a quarta reunião da Comunidade Política Europeia (CPE), na qual cerca de 50 líderes vão discutir questões como a Ucrânia, a imigração, a defesa da democracia e a energia.
© ROMAN PILIPEY/AFP via Getty Images
Mundo Comunidade Política Europeia
A reunião, que se realiza no Palácio de Blenheim, perto de Oxford, começa pelas 10h15 (hora local, a mesma hora em Lisboa) com uma sessão plenária dedicada ao tema da "Segurança na Europa".
Londres manifestou o desejo de fazer do encontro uma plataforma para pressionar a continuação do apoio militar e financeiro internacional à Ucrânia, para que o país se defenda da guerra em curso com a Rússia, iniciada com a invasão do território ucraniano pelas tropas russas em fevereiro de 2022.
Seguem-se no programa três mesas redondas sobre energia e conectividade, sobre defesa e segurança da democracia e sobre migrações.
Iniciativa promovida pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, a CPE foi formada em 2022 como uma estrutura informal de diálogo político intergovernamental.
O objetivo é promover a cooperação no continente sobre temas de interesse comum, questões que abrangem não só os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) mas também outros países da região.
Em reuniões anteriores (na República Checa em 2022, na Moldova e em Espanha, ambas em 2023) estiveram presentes os seis países dos Balcãs Ocidentais (Montenegro, Sérvia, Macedónia do Norte, Albânia, Kosovo e Bósnia-Herzegovina), os quatro membros da Associação Europeia de Comércio Livre - EFTA (Islândia, Liechtenstein, Suíça e Noruega), os países da Parceria Ocidental, com exceção da Bielorrússia que se encontra suspensa (Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Moldova e Ucrânia), o Reino Unido e a Turquia.
No entanto, já se sabe que o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, estará ausente por questões de saúde, tal como o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Pela primeira vez, a NATO, representada pelo secretário-geral, Jens Stoltenberg, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e o Conselho da Europa também vão participar no encontro de alto nível.
A reunião, que ocorre menos de duas semanas após a tomada de posse do primeiro-ministro trabalhista, Keir Starmer, é vista por este como uma oportunidade para se reaproximar da UE depois da saída em 2020, processo conhecido como "Brexit".
O Reino Unido está interessado em celebrar um acordo de segurança com o bloco europeu e desenvolver uma colaboração mais estreita na questão das migrações.
Após a sessão de encerramento, às 14h45, o Rei Carlos III oferece uma receção aos líderes europeus presentes.
Esta é a quarta reunião da CPE, estando a próxima prevista para novembro em Budapeste.
Leia Também: Moscovo diz ter destruído 33 drones aéreos e 10 navais na Crimeia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com