Meteorologia

  • 02 SEPTEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 25º

Biden estará (mesmo) a ponderar desistir da corrida à Casa Branca

O presidente norte-americano poderá desistir e apoiar a sua vice-presidente Kamala Harris.

Biden estará (mesmo) a ponderar desistir da corrida à Casa Branca
Notícias ao Minuto

22:35 - 18/07/24 por Marta Amorim

Mundo Biden

Várias pessoas próximas do presidente Biden disseram, esta quinta-feira, acreditar que este começou a aceitar a ideia de que poderá não conseguir vencer em novembro e que poderá mesmo aceitar ter de desistir da corrida. 

 

A notícia é avançada pelo New York Times, que acrescenta ainda que não seria uma surpresa se Biden fizesse um anúncio em breve a apoiar a vice-presidente Kamala Harris como sua substituta.

O relato baseia-se em entrevistas com quatro pessoas próximas do presidente, todas elas descrevendo a situação como extremamente delicada e falando sob condição de anonimato para evitar ofender Biden. Uma das fontes do NYT afirmou mesmo que "a realidade está a instalar-se".

A saúde de Joe Biden e a sua idade já tinham sido colocados em causa, mas ultimamente têm sido vários os episódios que estão a deixar o ainda presidente dos EUA fragilizado perante os eleitores.

Muitos democratas começaram também a demonstrar preocupação após o primeiro debate com Trump, quando Biden se mostrou menos energético do que o aniversário. As dúvidas instalaram-se e, apesar de muitos terem demonstrado o seu apoio a Biden, é inexistente o consenso sobre se está apto para o cargo.

Já esta quinta-feira, o próprio antecessor, Barack Obama terá partilhado a mesma preocupação com o círculo íntimo de apoiantes. O antigo presidente dos Estados Unidos considerou que as hipóteses de Joe Biden ser reeleito para a Casa Branca diminuíram, tendo partilhado com aliados democratas próximos que Biden devia avaliar a viabilidade da sua recandidatura.

Leia Também: Obama considera que Biden deve repensar candidatura à Casa Branca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório