Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Iraque pode tornar-se numa importante rota de tráfico de droga

O Iraque arrisca tornar-se numa importante rota de tráfico de droga no Médio Oriente na sequência do número recorde de comprimidos de 'captagon' (fenetilina) apreendidos em 2023, advertiu hoje a ONU.

Iraque pode tornar-se numa importante rota de tráfico de droga
Notícias ao Minuto

15:21 - 22/07/24 por Lusa

Mundo ONU

"Desde há cinco anos que o Iraque conhece um aumento espetacular do tráfico e consumo de drogas", indicou num relatório o Gabinete das Nações Unidas contra a droga e o crime (ONUDC).

 

Apenas no ano de 2023 as autoridades "apreenderam um número recorde de comprimidos de captagon", equivalente a mais de 4,1 toneladas num valor calculado entre 84 e 144 milhões de dólares (73,4 e 132 milhões de euros), segundo a mesma fonte.

"O Iraque parece estar na encruzilhada dos percursos do tráfico regional de metanfetamina e de captagon", indicou o ONUDC, acrescentando que as apreensões de captagon no Iraque "triplicaram entre 2022 e 2023, e as quantidades globais apreendidas em 2023 são 34 vezes mais elevadas face a 2019".

O captagon, um derivado de anfetamina que já esteve legalizada e utilizada para o tratamento da narcolepsia e distúrbios de atenção, regista hoje um florescente comércio em diversos países do Médio Oriente.

A Síria, definida por diversos analistas como um narco-Estado, é o principal país de origem e a Arábia Saudita surge destacada como o maior mercado.

No Iraque, devastado por décadas de conflitos, as autoridades anunciam regularmente importantes apreensões de captagon, com uma parte a atravessar a porosa fronteira de 600 quilómetros com a Síria, em guerra civil desde 2011.

Segundo a ONUDC, 82% do captagon apreendido na região entre 2019 e 2023 provém da Síria, seguida pelo Líbano (17%).

O Iraque está ainda em vias de se tornar num ponto de passagem para a metanfetamina produzida essencialmente no Afeganistão, com destino à região do Golfo Pérsico e Europa, segundo o relatório.

Este país árabe, com 43 milhões de habitantes, também se confronta com uma aumento exponencial do consumo de droga, que se intensifica em período de conflito.

Os governos da região intensificaram recentemente os seus esforços para reprimir o tráfico sob pressão dos Estados do Golfo, que constituem os principais mercados de captagon.

Leia Também: EUA indicam que ataques do Estado Islâmico aumentaram no Iraque e na Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório