Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Itália acusa Stoltenberg de "traição" após nomeação de novo cargo

Em causa está o facto de o líder da aliança transatlântica não ter nomeado um italiano para um novo cargo, criado a pedido da primeira-ministra de Itália.

Itália acusa Stoltenberg de "traição" após nomeação de novo cargo
Notícias ao Minuto

15:51 - 22/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo NATO

O ministro da Defesa de Itália, Guido Crosetto, acusou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, de traição. Em causa está o facto de o líder da aliança transatlântica não ter nomeado um italiano para um novo cargo, responsável por coordenar as ações da NATO no flanco sul. 

 

De acordo com a agência de notícias Reuters, o cargo foi criado no início deste mês de julho a pedido da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni e, na altura, o governo considerou que o cargo devia ser ocupado por um cidadão italiano.

No entanto, apesar de a NATO ainda não ter anunciado quem vai ocupar o cargo, o ministro da Defesa italiano adiantou que Stoltenberg tinha nomeado um espanhol e afirmou, em entrevista ao jornal La Stampa, que considerava tratar-se de "quase uma afronta pessoal" e que tinha enviado "uma mensagem muito zangada" a Stoltenberg. 

"Ele deixou-me chateado e haverá consequências a nível pessoal", disse. "Foi uma traição a um princípio. Foi a Itália que lutou para criar o papel de enviado para a frente sul". 

À Reuters, o gabinete de imprensa da aliança transatlântica disse apenas que "a NATO anunciará qualquer nomeação no devido tempo". 

Stoltenberg, recorde-se, está de saída do cargo de secretário-geral da NATO, sendo substituído pelo ex-primeiro-ministro dos Países Baixos, o neerlandês Mark Rutte, em outubro. 

Leia Também: Costa recebido por Meloni para "avaliar perspetivas e prioridades"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório