Meteorologia

  • 06 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

O que têm coqueiros e 'brat' em comum? Kamala. Explicamos os memes

Apesar da contenção por parte de várias personalidades, entre elas Barack Obama, os internautas renderam-se aos memes de apoio à candidata democrata.

O que têm coqueiros e 'brat' em comum? Kamala. Explicamos os memes
Notícias ao Minuto

15:57 - 22/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Pouco depois do anúncio da candidatura da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, à corrida à Casa Branca, as redes sociais inundaram-se de emojis de coqueiros e de referências a um ‘brat summer’ (verão de pirralha, em tradução livre). Mas, afinal, de onde surgiram estes memes? Explicamos tudo.

 

Ao empossar os comissários da Iniciativa da Casa Branca para o Avanço da Equidade Educacional, Excelência e Oportunidades Económicas para Hispânicos, em maio do ano passado, a vice-presidente realçou que o apoio aos jovens também tinha de refletir as necessidades da comunidade, uma vez que “nada existe num vácuo”.

Para ilustrar o seu ponto de vista, a número dois de Joe Biden citou a própria mãe, que a fazia “passar um mau bocado”.

“Costumava dizer-nos, ‘Não sei o que se passa convosco, jovens. Acham que caíram de um coqueiro?’”, entoou, entre risos, e assim nasceu um meme.

O trecho ‘voltou das cinzas’ após a renúncia de Joe Biden à reeleição, no domingo, e ao seu consequente apoio a Kamala Harris. Começou, assim, o uso de emojis de cocos e de palmeiras para simbolizar a posição dos internautas face à democrata.

O governador do Colorado, Jared Polis, aderiu à tendência, tendo assegurado estar "entusiasmado por apoiar a vice-presidente Harris". Além disso, também o senador do Havai, Brian Schatz, publicou uma fotografia sua a escalar um coqueiro, ao mesmo tempo que garantiu estar pronto “para ajudar”.

Mas será este o ‘brat summer’ de Kamala? Esta referência remonta ao anúncio do sexto álbum da britânica Charli xcx, que reinventou o uso de verde néon e ditou o renascer da estética hedonista.

Após o anúncio de Biden, a artista escreveu, na rede social X (Twitter), que “Kamala é uma pirralha”, abrindo as portas a uma enxurrada de memes com excertos das suas músicas e da famosa frase associada à democrata.

Ainda assim, e apesar de personalidades como o casal Bill e Hillary Clinton terem dado o seu apoio público à candidatura de Kamala, muitos fizeram como Barack Obama e optaram pela contenção. Foi o caso dos líderes democratas no Senado, Chuck Schumer, e na Câmara dos Representantes, Hakeem Jeffries.

A desistência de Biden à reeleição no cargo acontece um mês antes da convenção dos democratas, na qual deverá ser escolhido novo candidato. A convenção está marcada de 19 a 22 de agosto, em Chicago, e o que deveria ser uma confirmação de Joe Biden na corrida à Casa Branca transformou-se num "concurso aberto", como escreveu a Associated Press, no qual 4.700 delegados vão votar num candidato para defrontar o republicano Donald Trump nas presidenciais de novembro.

O Comité Nacional Democrata (CND) afirmou que, embora a renúncia de um candidato à presidência a pouco mais de três meses das eleições "não tenha precedentes", terá início nos próximos dias um processo "transparente e ordenado" para substituir Joe Biden como candidato.

Leia Também: "Sem precedentes". Como decidiu Biden, quando e quem soube primeiro?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório