Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

"Loucura". A dias dos JO, continuam alertas sobre água do rio Sena

Políticos franceses têm mergulhado no rio para tentar aliviar as preocupações em torno da qualidade da água, mas os alertas continuam a surgir.

"Loucura". A dias dos JO, continuam alertas sobre água do rio Sena
Notícias ao Minuto

17:46 - 22/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Paris estão à porta, contudo, a qualidade da água do rio Sena, que vai acolher várias provas, continua a ser tópico de discussão, agora com vários funcionários locais a alertarem para a situação. 

 

É de realçar que o estado do rio foi, desde logo, uma preocupação por parte da cidade e do governo francês, que investiu 1,4 milhões de euros em esforços para o limpar, segundo dados da Sports Pro Media.

Contudo, há quem considere que os resultados ficaram aquém das expectativas, continuando a considerar que a qualidade da água poderá colocar em risco a segurança e saúde dos atletas.

Um funcionário do departamento ambiental local falou, sob anonimato, ao The U.S. Sun, pressionando para a remoção de qualquer evento no Sena. 

"É uma loucura que o Comité Olímpico Internacional e a organização dos Jogos Olímpicos tenham tido essa ideia e estejam agora a pressionar para que a cerimónia de abertura e algumas competições sejam realizadas no Sena", disse. "A água é muito má, está cheia de sujidade e não é própria para qualquer atividade", acrescentou.

Segundo o homem, "os níveis de químicos, fezes humanas e outras coisas sujas são muito elevados, pelo que bactérias como a E. coli estão por todo o lado". 

Como exemplo, pegou no mergulho que a ministra do Desporto francesa, Amélie Oudéa-Castéra, deu no Sena no passado dia 13 de julho para tentar aliviar as preocupações. O mesmo, recorde-se, fez a presidente da Câmara de Paris, em França, Anne Hidalgo

"Vejam a cara que [Castera] fez no outro dia quando nadou durante um minuto na água. Ela não estava nada confortável porque sabe que é água suja, que entrou em contacto com uma bactéria suja e má", disse. 

Também um membro do Comité Olímpico Internacional, que também não foi identificado, expressou ao The U.S. Sun as mesmas preocupações, referindo que a decisão de realizar eventos no Sena foi "horrível", mas que não deverá ocorrer "qualquer recuo" nesta altura.

"Fazer a cerimónia de abertura e algumas competições no rio Sena é, de longe, a ideia mais estúpida e irresponsável do governo, do COI e da Câmara Municipal de Paris. Todos nós sabemos que esta água é imunda, nojenta, qualquer palavra má que queiram usar", disse.

"Os 1,4 mil milhões de euros gastos para limpar a água foram um desperdício e as pessoas estão muito chateadas por este tipo de dinheiro ter sido deitado pela janela fora porque Macron e a cidade de Paris tinham essa fantasia, esse sonho", acrescentou. 

Note-se que a imprensa internacional destaca que, apesar do dinheiro investido, os testes diários de qualidade da água no início de junho ainda indicavam níveis inseguros de E. coli.

Os Jogos Olímpicos de Paris realizam-se de 26 de julho a 11 de agosto, seguidos dos Jogos Paralímpicos de 28 de agosto a 8 de setembro.

Leia Também: Macron fala de "trégua política" durante os Jogos Olímpicos de Paris

Recomendados para si

;
Campo obrigatório