"Não pode". Comprou pedaço de tecido online e nem imaginava o seu valor
Tecido revelou-se um artigo histórico.
© Museum of the American Revolution
Mundo Insólito
Um homem, apaixonado por história, comprou uma peça de tecido numa loja de artigos usados e nem queria acreditar no que havia adquirido.
Richard 'Dana' Moore, que é colecionador de artefactos, sempre teve o hábito de visitar a loja de artigos usados online Goodwill e foi em 2022 que encontrou um artigo que despertou o seu interesse: um pedaço de tecido.
O apaixonado por história, da Virgínia, contou que a peça, à venda na secção de documentos históricos, era apresentada emoldurada, como um fragmento de uma tenda de guerra de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, e continha uma nota escrita que dizia que a tenda tinha sido exibida numa exposição comemorativa do 300.º aniversário da fundação de Jamestown, em 1907.
"Pensei: 'Isto não pode ser'. Fiquei um pouco espantado", contou Moore à CNN Internacional.
O homem contou que ficou cético em relação ao anúncio e, por isso, adiou a licitação durante duas semanas. "Há muitas falsificações por aí", notou.
Depois de uma analise pormenorizada, decidiu arriscar: "Saltei com os dois pés. Disse: 'Que se lixe. Vou licitá-lo'", recordou.
Assim, fez uma licitação de 1.700 dólares, pouco mais de 1.500 euros, ganhou e levou o artigo para casa.
Inicialmente, Richard não contou à sua mulher, Susan Bowen, e escondeu-o em casa. Contudo, veio a confirmar-se que o artefacto era realmente um pedaço da tenda de jantar de Washington, devendo valer dezenas de milhares de euros.
Moore contactou o Museu da Revolução Americana em Filadélfia em fevereiro do ano passado, uma vez que sabia que o museu tinha a tenda de dormir e o escritório de Washington, e foi assim que confirmou a relíquia que tinha adquirido.
Matthew Skic, curador daquele museu, elogiou o sucedido. "Esta é muito divertida porque veio de um sítio improvável", disse Skic à CNN. "Não se espera encontrar este tipo de tesouros históricos num local como este, embora este não seja o primeiro tesouro histórico que surge através da Goodwill", confessou.
O fragmento, emprestado por Moore, foi exposto ao público em fevereiro deste ano. As tendas, utilizadas durante a Guerra Revolucionária, serviam de dormitório e de escritório para Washington, onde este conduzia reuniões, planeava estratégias e escrevia cartas, tornando-se símbolo da sua liderança e da fundação dos Estados Unidos.
O pedaço da tenda, explica a CNN, terá sido cortado por um homem chamado John Burns, que viu a tenda em exposição em Norfolk, Virgínia, na exposição comemorativa da fundação de Jamestown. A tenda havia sido emprestada por Mary Custis Lee, bisneta da esposa de Washington, Martha.
Atualmente, Moore é o único proprietário privado conhecido de um pedaço da tenda de Washington.
Leia Também: Vê isto na cerveja? Não beba. Barman ensina truque e torna-se viral
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com