Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

EUA. Incêndios aumentam na zona oeste afetada por nova onda de calor

Califórnia, Oregon e Utah estão entre os estados norte-americanos afetados pelos incêndios na segunda-feira, numa altura em que a região é afetada por uma nova onda de calor.

EUA. Incêndios aumentam na zona oeste afetada por nova onda de calor
Notícias ao Minuto

06:39 - 23/07/24 por Lusa

Mundo Incêndios

A leste de Los Angeles, no condado de Riverside, dois incêndios deflagraram no domingo em zonas povoadas, segundo as autoridades locais.

 

Até ao momento, consumiram cerca de 800 hectares, destruíram alguns edifícios e geraram ordens de evacuação.

Os bombeiros combatiam na segunda-feira 21 incêndios de diferentes tamanhos na Califórnia, de acordo com a agência CalFire.

Uma tarefa complicada por uma nova onda de calor que afeta o oeste dos EUA desde este fim de semana.

Mais de 30 milhões de norte-americanos foram afetados por alertas de ondas de calor na segunda-feira, especialmente na Califórnia, Arizona, Nevada, Estado de Washington e Oregon.

Em meados de julho, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, alertou para uma época de incêndios que "parece muito ativa", após dois anos de tréguas permitidos por invernos muito chuvosos.

A vegetação que voltou a crescer está a ficar muito seca, sob o efeito das repetidas ondas de calor desde o início de junho, o que facilita a propagação dos incêndios.

Em meados de julho, os incêndios florestais tinham devastado 840 quilómetros quadrados desde o início do ano, em comparação com uma média de 156 quilómetros quadrados na mesma altura nos últimos cinco anos.

A Califórnia também enviou bombeiros na semana passada para o vizinho Oregon, onde a época de incêndios "começou de forma muito agressiva", segundo a governadora Tina Kotek.

Este estado do noroeste, geralmente mais temperado, é atualmente afetado por cerca de vinte incêndios.

Um deles, o Incêndio de Cow Valley, atingiu o estatuto de 'megafire' na semana passada, devastando mais de 400 quilómetros quadrados numa região rural pouco povoada. Atualmente está 80% contido, de acordo com as autoridades locais.

O Utah também foi afetado por um incêndio que deflagrou no sábado perto de Salt Lake City. O incêndio provocou a evacuação de cerca de 40 casas nos montes a norte da cidade, e causou o pânico entre alguns moradores que viram as chamas de perto.

As repetidas ondas de calor são um marcador do aquecimento global ligado às alterações climáticas causadas pela dependência da humanidade dos combustíveis fósseis, de acordo com os cientistas.

O calor sufocante que atualmente assola os Estados Unidos segue-se ao mês de junho mais quente alguma vez registado no mundo, de acordo com o observatório europeu Copernicus.

Leia Também: Onda de calor extremo faz aumentar incêndios florestais no Canadá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório