Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Corunha está soterrada em lixo. Autarquia declara emergência sanitária

A declaração ficou a vigor a partir das 15h41 (hora local) de ontem, uma vez que a concessionária "não conseguiu fazer com que as ruas voltassem à normalidade".

Notícias ao Minuto

08:46 - 23/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Há um mês que a Corunha, na região espanhola da Galiza, tem visto lixo a acumular-se nas ruas, devido à greve da concessionária responsável pela recolha. O caso tomou proporções tais que a autarca Inés Rey anunciou, na segunda-feira, que a cidade encontra-se em situação de emergência sanitária.

 

A declaração ficou a vigor a partir das 15h41 (hora local) de ontem, uma vez que a Prezero “não conseguiu fazer com que as ruas voltassem à normalidade”, argumentou a responsável, citada pela agência EFE.

Abriu-se, também, o prazo para candidaturas de empresas que queiram assumir o serviço, que estará em vigor até às 10h00 locais de quarta-feira. Nessa altura, será adjudicada a empreitada de recolha e transporte dos resíduos existentes a entidades que deverão ter pelo menos 13 viaturas e 32 trabalhadores.

Tendo em conta “o notório risco para a saúde e segurança públicas”, a empresa escolhida entrará ao serviço de imediato e “por tempo indeterminado”, até ao final da emergência sanitária.

A autarca apontou ainda que a greve, em teoria intermitente desde 24 de junho, mas diária na prática, é uma “chantagem à cidade” com “atos de extrema violência”, tendo em conta as várias dezenas de incêndios urbanos ocorridos este fim de semana, que provocaram mais de 280 mil euros em prejuízos e quase uma centena de contentores destruídos.

Foi ainda criada a Comissão de Acompanhamento de Emergência para fazer face à situação.

Leia Também: Fugiu de prisão em Espanha "após saída precária" e foi detido em Cerveira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório