Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Irão convoca embaixador britânico após extradição de iraniano para os EUA

O Irão convocou hoje o embaixador do Reino Unido em Teerão em protesto contra a extradição pela justiça britânica de um cidadão iraniano para os Estados Unidos, suspeito de contornar as sanções norte-americanas contra a República Islâmica.

Irão convoca embaixador britânico após extradição de iraniano para os EUA
Notícias ao Minuto

20:32 - 24/07/24 por Lusa

Mundo Irão

O Departamento de Justiça norte-americano anunciou na terça-feira que Saeid Haji Agha Mousaei, 53 anos, tinha sido extraditado pelo Reino Unido para comparecer perante um tribunal de Chicago.

 

Os Estados Unidos acusam Agha Mousaei de ter transferido para o Irão tecnologia norte-americana avançada em forma de testes eletrónicos, com capacidade para serem utilizados em "aplicações militares".

"Na sequência de uma ação do Governo britânico de extraditar para os Estados Unidos um cidadão do nosso país acusado de contornar as sanções, o embaixador britânico em Teerão foi convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros", anunciou a diplomacia iraniana, num comunicado.

O regime de Teerão declarou "ter transmitido ao embaixador britânico o forte protesto" contra a detenção "ilegal do cidadão iraniano e sua extradição para os Estados Unidos", segundo a mesma nota da diplomacia iraniana.

Washington impôs a Teerão severas sanções em 2018, após a retirada unilateral dos Estados Unidos do acordo sobre o programa nuclear iraniano concluído três anos antes entre o Irão e as principais potências internacionais.

O acordo foi assinado em 14 de julho de 2015 entre a República Islâmica do Irão, o grupo P5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e, mais tarde, Alemanha), e a União Europeia (UE).

As conversações em Viena para relançar o pacto internacional de 2015 fracassaram no verão de 2022.

Leia Também: Irão convoca embaixador alemão após interdição de associação em Hamburgo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório