"Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para retirar os ativistas do clima da plataforma de estacionamento", declarou à agência France-Presse fonte policial.
Todas as partidas e chegadas foram suspensas em Frankfurt, adiantou o aeroporto no portal 'online'.
"Devido a uma manifestação em curso no aeroporto, os voos estão atualmente suspensos. Pede-se aos passageiros que não se desloquem ao aeroporto por enquanto", pediu o aeroporto na rede social X (antigo Twitter).
Due to a protest by several activists from the group "Last Generation", air traffic at Frankfurt Airport had to be suspended for the time being. Several planes were diverted to other airports.
— FL360aero (@fl360aero) July 25, 2024
As the "Last Generation" reported, six activists managed to get onto the airport… https://t.co/gEYnADwqgN pic.twitter.com/M2Z7KF0krz
A manifestação foi reivindicada por ativistas do grupo 'Letzte Generation' (Última Geração), um movimento responsável por várias ações em nome da proteção do clima.
Um dos métodos mais frequentes e controversos deste grupo passa por bloquear estradas e locais, colando as mãos ao asfalto.
"Seis manifestantes utilizaram pequenos alicates para fazer aberturas nas vedações [do aeroporto] e chegaram a pé, de bicicleta e de skate a vários pontos das pistas de descolagem e aterragem", referiu o grupo em comunicado.
A ação tem como objetivo "apelar ao Governo alemão para que participe na elaboração e assinatura de um acordo internacional juridicamente vinculativo que regule o abandono progressivo do petróleo, do gás e do carvão até 2030", afirmaram na mesma nota.
O protesto faz parte de uma campanha internacional realizada em conjunto com outras organizações, acrescentaram.
Na manhã de quarta-feira, várias organizações ambientalistas realizaram ações contra aeroportos na Europa, incluindo em Heathrow, em Londres, o maior da Europa, e o de Colónia, também na Alemanha.
Leia Também: Ativistas ocupam pista do aeroporto alemão e bloqueiam o tráfego aéreo