Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

"Esperança". Homem encontra diamante em mina que vale 88 mil euros

O diamante foi encontrado na quarta-feira, no estado central de Madhya Pradesh, na Índia.

"Esperança". Homem encontra diamante em mina que vale 88 mil euros
Notícias ao Minuto

13:47 - 25/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

A sorte de um trabalhador indiano mudou de um dia para o outro, depois de ter encontrado um diamante enorme numa mina no estado central de Madhya Pradesh, na Índia. Espera-se agora que o diamante de 19,22 quilates seja vendido por cerca de oito milhões de rupias (88.000 euros) num leilão do governo.

 

Ao que noticia a BBC News, Raju Gound e a família alugavam minas na cidade de Panna há mais de 10 anos, na esperança de encontrar um diamante.

"Somos muito pobres e não temos outra fonte de rendimento. Por isso, fazemos isto na esperança de ganhar algum dinheiro", revelou.

Gound, que "já tinha ouvido histórias de pessoas que encontraram diamantes", esperava que um dia tivesse a mesma sorte.

A descoberta aconteceu na quarta-feira de manhã, quando o homem foi ao local para realizar a sua tarefa diária de procurar manualmente pedras preciosas.

"É um trabalho cansativo. Escavamos um poço, retiramos pedaços de terra e de rocha, lavamo-los numa peneira e depois peneiramos cuidadosamente milhares de pedras secas e minúsculas para procurar diamantes", contou.

Nessa tarde, todo esse trabalho árduo compensou e a sua sorte mudou. "Eu estava a peneirar as pedras e vi algo que parecia um pedaço de vidro. Levantei-o à altura dos olhos e vi um brilho ténue. Foi então que percebi que tinha encontrado um diamante", acrescentou.

Gound levou a preciosa descoberta ao gabinete governamental de diamantes, onde foi avaliada e pesada.

A National Mineral Development Corporation (NMDC), do governo federal, gere um projeto mecanizado de extração de diamantes em Panna, que é famosa pelas suas reservas de diamantes.

Indivíduos, famílias e grupos cooperativos que procuram diamantes, geralmente com ferramentas e equipamento básicos, alugam frequentemente minas baratas e pouco profundas ao governo para procurar pedras preciosas.

Os diamantes encontrados são entregues ao gabinete de diamantes do governo, que avalia as pedras. "Essas minas podem ser alugadas por cerca de 200-250 rúpias [por um período específico]", contou Anupam Singh, funcionário do escritório de diamantes do governo estadual.

Segundo Singh, o diamante encontrado por Gound será vendido no próximo leilão do governo e o homem receberá o dinheiro depois de deduzidos os direitos de autor e os impostos.

Com o valor que receber, Gound espera construir uma casa melhor para a sua família, e até pagar a educação dos seus filhos. Mas, primeiro, quer pagar uma dívida que tem.

Leia Também: Leilão de diamantes brutos rende a Angola quase 20 milhões de euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório