A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, agradeceu a Joe Biden pelos três anos de liderança na Casa Branca, após um discurso feito por este na Sala Oval.
"Joe Biden liderou com elegância, força, audácia. Muito obrigada", afirmou, sublinhando que os próximos seis meses em que Biden vai estar 'à frente' ainda vão ser cheios de trabalho.
As declarações foram feitas em Houston, no estado norte-americano do Texas. Na quarta-feira, recorde-se, Biden explicou que saiu da corrida para passar "a tocha a uma geração mais jovem" e reforçou o seu apoio a Kamala, considerando que esta estava preparada para assumir o cargo.
No discurso de 11 minutos, Biden disse que os Estados Unidos estão num "ponto de viragem" - uma frase recorrente nos discursos que tem feito - e que nas últimas semanas ficou claro necessário unir o Partido Democrata.
"Acredito que o meu historial como presidente, a minha liderança no mundo e a minha visão para o futuro dos Estados Unidos justificariam um segundo mandato, mas nada pode interferir no caminho de salvar a nossa democracia. Isso inclui a ambição pessoal", referiu Biden.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a "ambição pessoal" não pode sobrepor-se a "salvar a democracia" norte-americana, nas primeiras declarações proferidas para explicar a decisão de pôr fim à campanha de reeleição.
Lusa | 02:54 - 25/07/2024
Num evento com sindicatos de professores em Houston, Kamala sublinhou que era por causas como a educação que se candidatava à presidência dos EUA. "Vocês são o futuro", disse, afirmando que as opções que a nação enfrentava eram "muito diferentes. "Uma foca-se no futuro e a outra foca-se no passado. E na nossa visão lutamos pelo futuro onde todos têm uma oportunidade", apontou.
"Vemos um futuro para todos e não só para alguns", acrescentou, falando sobre as dívidas estudantis que foram perdoadas ao longo da administração Biden.
Kamala Harris afirmou ainda que Trump e os seus "aliados extremistas" querem dar lucros para grandes empresas, cortar na Educação e recuperar algumas políticas económicas que falharam no passado - e tiveram impacto na vida de famílias, mulheres, estudantes, e outros cidadãos. "Mas nós não vamos recuar. vamos avançar", garantiu.
[Notícia atualizada às 16h55]
Leia Também: "Ambição pessoal" não pode sobrepor-se a "salvar a democracia", diz Biden
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com