Horas antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que ocorre esta sexta-feira, as linhas de alta velocidade francesas foram alvo de "atos maliciosos", incluindo ataques de fogo posto que interromperam a circulação.
"Este é um ataque massivo em grande escala para paralisar a rede TGV", disse a empresa de transporte ferroviário SNCF à AFP.
A entidade indicou que muitas rotas terão de ser canceladas e que a situação durará "pelo menos durante todo o fim de semana", por forma a realizar as reparações necessárias.
Os ataques, que foram levados a cabo durante a noite, afetaram as linhas TGV Atlantique, Nord e Est. Como consequência, a circulação dos comboios de alta velocidade nestes três eixos está com muitas "perturbações".
"Estamos a desviar alguns comboios para linhas convencionais, mas teremos de eliminar um grande número deles", indicou.
A linha sudeste do TGV, no entanto, "não está a ser afetada", esclareceu o grupo.
As equipas da SNCF Réseau "já estão no local para fazer o diagnóstico e iniciar as reparações".
Este ataque ocorreu poucas horas antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, quando muitas pessoas pretendem deslocarem-se para a capital.
"Todos os clientes serão informados por SMS sobre o funcionamento dos seus comboios", disse o grupo.
A empresa aconselhou "todos os viajantes a adiarem a viagem e a não se deslocarem à estação", especificando no seu comunicado que todos os bilhetes podem ser trocados e reembolsados.
[Notícia atualizada às 08h35]
Leia Também: Chegou a hora dos Jogos Olímpicos. Aí está o calendário dos portugueses