Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Biden saúda detenção de dois líderes de redes de tráfico de droga

O Presidente dos EUA, Joe Biden, saudou hoje a detenção de Ismael 'el Mayo' Zambada e de Joaquín Guzmán López, no estado do Texas, lembrando que a operação representa um golpe na liderança do importante cartel de droga de Sinaloa.

Biden saúda detenção de dois líderes de redes de tráfico de droga
Notícias ao Minuto

15:29 - 26/07/24 por Lusa

Mundo EUA

Estes dois cabecilhas de redes de tráfico de droga foram detidos na quinta-feira numa operação num pequeno aeródromo perto de El Paso (no estado do Texas) e serão acusados de fabrico de droga e gestão de redes de tráfico de droga.

 

"Muitas vidas dos nossos cidadãos foram perdidas devido ao flagelo do [opióide] fentanil. Muitas famílias foram desestruturadas e sofrem com esta droga destrutiva. O meu Governo continuará a fazer tudo o que puder para responsabilizar os traficantes de droga e salvar vidas americanas", disse Biden.

"Quero elogiar o trabalho dos nossos agentes da autoridade, que levaram a cabo esta detenção, pelo seu trabalho contínuo para que o cartel de Sinaloa enfrente a justiça", acrescentou o Presidente.

Os Estados Unidos detiveram na quinta-feira no Texas Ismael 'el Mayo' Zambada, líder e cofundador do Cartel de Sinaloa, procurado pelas autoridades norte-americanas há décadas e que recebeu uma recompensa de 15 milhões de dólares (cerca de 12 milhões de euros), segundo o Departamento de Justiça.

Joaquín Guzmán López, um dos filhos de Joaquín 'el Chapo' Guzmán, foi detido juntamente com Zambada.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, explicou que ambos os detidos vão comparecer perante um juiz nos próximos dias.

Garland disse que Zambada enfrenta acusações de tráfico de várias drogas, bem como crimes de tráfico de armas, branqueamento de capitais e homicídio e rapto, enquanto Guzmán López terá de responder por acusações de tráfico de cocaína, fentanil, heroína e metanfetaminas.

O procurador-geral garantiu que as autoridades norte-americanas não descansarão até que as organizações criminosas e os seus líderes que "envenenam as nossas comunidades" respondam perante a justiça.

Leia Também: Biden pede a Netanyahu para concluir acordo de cessar-fogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório