Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Menor acusado de ter causado descarrilamento de comboio nos EUA

Jovem de 17 anos é acusado de vandalismo.

Menor acusado de ter causado descarrilamento de comboio nos EUA
Notícias ao Minuto

18:48 - 26/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um jovem de 17 anos enfrenta duas acusações de vandalismo no Tribunal de Menores do Condado de Lancaster, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos, após ter, alegadamente, causado o descarrilamento de um comboio.

 

O caso está a ser acompanhado por vários meios de comunicação social norte-americanos, entre eles a NBC News, que disse que os procuradores querem ver o processo transferido para o tribunal de adultos.

O caso remonta a 21 de abril, quando a empresa ferroviária BNSF Railway ficou a saber que duas locomotivas e cinco carruagens tinham descarrilado na localidade de Bennet, após colidirem com uma carruagem vazia. O descarrilamento causou danos estimados em 350 mil dólares (cerca de 322 mil euros).

Interruptor estava desalinhado e tinha sido "violentado"

O maquinista da composição disse a um investigador da BNSF Railway que, ao notar que um interruptor na via estava fora da sua posição normal, desviou o comboio para fora da rota programada e ainda tentou fazer uma travagem de emergência, momentos antes de se descarrilar.

Mais tarde, os investigadores concluíram que o referido interruptor estava, efetivamente, na posição errada.

O sistema não tinha, também, um travão de segurança que deveria ter, o que levou os investigadores a acreditar que o interruptor foi "violentado", de acordo com a NTV News e a KLKN-TV.

O adolescente em questão é um entusiasta da ferrovia e cria conteúdos nas redes sociais sobre o setor. Chamou a atenção dos investigadores porque, quando se deu o descarrilamento, encontrava-se no local, pelo que foi interrogado.

Terá negado a invasão dos caminhos de ferro, apesar de saber qual era a localização do referido interruptor e como funcionava.

Três dias depois, a investigação descobriu imagens de videovigilância que mostram o jovem a chegar ao local, antes do descarrilamento, caminhando em direção ao interruptor.

Depois, vê-se o menor novamente nas imagens de segurança, a regressar ao carro, que estacionou, mais tarde, num outro sítio perto dos caminhos de ferro, onde instalou o seu equipamento e gravou o incidente.

O procurador do condado de Lancaster, Pat Condon, disse à KOLN-TV que o adolescente não está sob custódia. A data do próximo julgamento ainda não foi determinada.

Leia Também: Forças Armadas alemãs recrutaram mais de sete mil menores com 17 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório