Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Resgatados cães desnutridos. Recorreram a canibalismo para sobreviver

Mais de 20 cães foram resgatados no município de Sanlúcar la Mayor, em Sevilha.

Resgatados cães desnutridos. Recorreram a canibalismo para sobreviver
Notícias ao Minuto

14:48 - 30/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Guardia Civil espanhola e a polícia local de Sanlúcar la Mayor resgataram 28 cães enjaulados, que viviam em condições "deploráveis", e detiveram uma mulher, suspeita de maus tratos a animais e burla. 

 

Num comunicado, citado pelo diário espanhol ABC, as autoridades revelaram que a investigação teve início no ano de 2022, após alertas de cidadãos para a existência de um forte cheiro, que provinha de um terreno localizado na periferia do município sevilhano.

Os agentes deslocaram-se ao local para averiguar e acabaram por observar, do exterior, um "grande número" de cães em condições "deploráveis". 

Na altura, entraram no terreno e encontraram cães de diferentes raças, potencialmente perigosas, em condições "extremamente insalubres". 

Segundo a Guardia Civil, os animais estavam "fechados em pequenas jaulas entre as suas próprias fezes, cobertos de parasitas, mal nutridos, com falta de higiene". Além disso, em alguns casos, fecharam dois cães na mesma jaula, reduzindo consideravelmente o movimento, e encontraram restos de esqueletos que foram objeto de canibalismo.

Os 28 cães que ali se encontravam foram resgatados e foi detida uma mulher responsável. A suspeita acabou por sair em liberdade e, como medida cautelar, o Tribunal decretou-lhe a proibição de posse e guarda de todos os tipos de animais.

Já numa segunda fase da operação, as autoridades aperceberam-se de que havia nas redes sociais anúncios em que era pedida ajuda financeira, publicando imagens de cães em perfeito estado retiradas da Internet. Isto levou a que fossem feitos grandes donativos de toda a Espanha e até de outros países europeus. O dinheiro era transferido para outras contas da mulher, para não levantar suspeitas.

Após a análise das contas bancárias, as autoridades concluíram que tinham sido recolhidos 180 mil euros e burladas mais de uma centena de pessoas. A mulher voltou a ser detida, este mês de julho, e as autoridades concluíram a investigação iniciada em 2022.

Leia Também: Bombeiro anda 5 km para salvar cães cercados por fogo nos EUA. Ora veja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório