Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 25º

Demitiu-se coordenador de guia de ação para eventual presidência Trump

O diretor de um clube de reflexão conservador, a Heritage Foundation, na origem de um projeto radical para um eventual segundo mandato presidencial de Donald Trump, que suscitou muita polémica, demitiu-se hoje e abandonou a organização.

Demitiu-se coordenador de guia de ação para eventual presidência Trump
Notícias ao Minuto

23:53 - 30/07/24 por Lusa

Mundo Donald Trump

Paul Dans, que pertenceu à equipa de Trump quando este esteve na Casa Branca, não explicou as razões da sua demissão.

 

Intitulado 'Projeto 2025', o programa de 900 páginas desenvolvido na Heritage Foundation pretendia ser um guia para a ação, oficioso e radical, produzido por membros do círculo de Trump.

Este 'Projeto 2025' prevê a reforma do estatuto do funcionário público federal, até agora muito protegido das mudanças no poder político, o que poderia permitir a Trump, se regressasse à presidência em 2025, colocar mais ultraconservadores em lugares-chave.

O texto propõe remodelar as agências federais no sentido de centralizar o poder executivo na Casa Branca e permitir, assim, a aplicação de políticas muito conservadoras em assuntos que vão da imigração ao aborto.

O projeto foi fortemente criticado pelos opositores de Trump, que viram no texto um condensado de ideias autoritárias e de extrema-direita.

O presidente da Heritage Foundation, Kevin Roberts, em comunicado sobre a saída de Dans, assegurou, contudo, que o projeto "cumpriu exatamente o que era suposto fazer: juntar mais de 110 organizações conservadoras relevantes para criar uma visão conservadora unificada, motivada para retirar o poder a um Estado administrativo não eleito e devolvê-lo ao povo".

O Partido Republicano, que já adotou em meados de julho, o seu programa para as presidenciais de 05 de novembro, reafirmou hoje que "o 'Projeto 2025' não tem nada a ver com a campanha" de Trump.

Os democratas, por seu lado, mencionam numerosos membros do círculo próximo de Trump que estão ligados ou participaram na elaboração do 'Projeto 2025'.

"O facto de esconderem este projeto do povo [norte-]americano não o torna menos real -- com efeito, isso deve levar os eleitores a inquietarem-se mais com o que Trump e aliados estão a esconder", consideraram os democratas, em comunicado.

Leia Também: Serviços Secretos "sem defesa" perante falha no atentado a Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório