Meteorologia

  • 09 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 25º

Troca de prisioneiros foi "feito diplomático". "A sua agonia terminou"

A troca de prisioneiros desta quinta-feira, que permitiu a libertação de 26 pessoas, será a maior desde 1985, de acordo com a agência EFE.

Troca de prisioneiros foi "feito diplomático". "A sua agonia terminou"
Notícias ao Minuto

15:40 - 01/08/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo EUA/Rússia

Os rumores de uma troca de prisioneiros entre o Ocidente e a Rússia começaram a surgir na quarta-feira, mas hoje confirmaram-se. Esta quinta-feira, vários países levaram a cabo uma 'troca por troca' com Moscovo, que permitiu a libertação de 26 pessoas. De acordo com a agência EFE, trata-se do maior acordo celebrado desde 1985.

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a libertação de 16 pessoas que se encontravam na Rússia, entre elas três cidadãos norte-americanos e uma pessoa com residência legal nos Estados Unidos: Paul Whelan, Evan Gershkovich, Alsou Kurmasheva e Vladimir Kara-Murza.

Este "feito diplomático" permitiu ainda libertar Vadim Krassikov, um alegado agente russo preso na Alemanha pelo assassinato de um ex-comandante separatista checheno em Berlim em 2019, bem como Rico Krieger, um alemão condenado na Bielorrússia por terrorismo, e o opositor russo Ilia Iachine, condenado no final de 2022 a oito anos e meio de prisão por ter denunciado crimes imputados à Rússia na Ucrânia.

Fim de cobertura

Daniela Filipe | há 1 mês

Boa noite. Encerramos este acompanhamento AO MINUTO sobre a troca de prisioneiros entre a Rússia e o Ocidente. Obrigada desde já por ter estado desse lado.

"Excelente notícia". JD Vance atribui libertação de prisioneiros a Trump

Daniela Filipe | há 1 mês

O senador republicano J.D. Vance, candidato a vice-presidente pelo Partido Republicano ao lado de Donald Trump, considerou que a troca de prisioneiros desta quinta-feira se trata de um sinal de que o magnata será reeleito nas eleições presidenciais de novembro.

O responsável, que considerou que o acordo foi uma "excelente notícia", argumentou que os líderes mundiais estão "com medo que, se Donald Trump regressar, vão ter de começar a comportar-se novamente".

"Penso que isto é uma resposta à probabilidade de Donald Trump ser reeleito. A força produz bons resultados na cena mundial, e a provável reeleição de Donald Trump, penso eu, fez com que estes indivíduos fossem libertados", disse, citado pela BBC News.

Biden agradece a Erdogan intervenção na troca de prisioneiros

Lusa | há 1 mês

O Presidente norte-americano, Joe Biden, agradeceu hoje ao homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, a sua intervenção na vasta troca de prisioneiros entre Estados ocidentais e a Federação Russa, realizada em Ancara, indicou a Presidência turca.

"Durante o telefonema, o Presidente Biden agradeceu ao Presidente os seus esforços para garantir o bom desenrolar da troca de prisioneiros", segundo um comunicado da instituição.

"Esperámos 491 dias". Família de jornalista do WSJ reage à sua libertação

Notícias ao Minuto com Lusa | há 1 mês

A família de Evan Gershkovich, o jornalista do Wall Street Journal (WSJ) que foi acusado de espionagem e condenado pela justiça russa a 16 anos de prisão, salientou que, ao fim de "491 dias" mal pode esperar "para lhe dar o maior abraço", no rescaldo da troca de prisioneiros entre o Ocidente e a Rússia, esta quinta-feira.

"Esperámos 491 dias pela libertação do Evan e é difícil descrever o que sentimos hoje. Mal podemos esperar para lhe dar o maior abraço e ver de perto o seu sorriso doce e corajoso", escreveram os familiares do jornalista, num comunicado divulgado pelo WSJ.

Ella Milman, Mikhail Gershkovich (pais) e Danielle Gershkovich (irmã) apontaram ainda que, agora, "o mais importante é cuidar do Evan" e estarem "juntos novamente". 

Harris falou com viúva de Navalny. "Continuará ao lado dos que lutam"

Daniela Filipe | há 1 mês

A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, conversou com a viúva do opositor russo Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, a quem assegurou que "continuará ao lado dos que lutam pela liberdade na Rússia e no mundo", no rescaldo da troca de prisioneiros entre Moscovo e o Ocidente.

"A vice-presidente congratulou-se com a libertação destes indivíduos e reafirmou que continuará a apoiar aqueles que lutam pela liberdade na Rússia e em todo o mundo. A vice-presidente elogiou Navalnaya pela sua coragem em continuar o trabalho do seu marido em prol da justiça e do Estado de direito na Rússia", lê-se, num comunicado divulgado pela Casa Branca.

Biden e Harris encontrar-se-ão com prisioneiros libertados em Maryland

Daniela Filipe | há 1 mês

O presidente e a vice-presidente norte-americanos deverão encontrar-se com os prisioneiros libertados esta quinta-feira na base aérea Andrews, no estado de Maryland, na madrugada de sexta-feira, de acordo com a CNN.

Joe Biden e Kamala Harris deverão estar no local pelas 23h30 (4h30 em Lisboa).

Putin recebe no aeroporto 8 prisioneiros libertados na troca com Ocidente

Lusa | há 1 mês

O Presidente russo recebeu hoje, no aeroporto de Vnukovo, em Moscovo, oito cidadãos russos libertados no âmbito de uma grande troca de prisioneiros entre Moscovo e o Ocidente.

Nas imagens transmitidas em direto pela televisão russa, foi possível ver como Vladimir Putin abraçou em primeiro lugar, ao pé da escada do avião, Vadim Krasikov, o agente do Serviço Federal de Segurança (FSB) condenado a prisão perpétua na Alemanha pelo homicídio em 2019 de um cidadão georgiano.

Biden canta parabéns a filha de jornalista libertada. Eis o vídeo

Notícias ao Minuto | há 1 mês

O presidente norte-americano, Joe Biden, cantou os parabéns à filha da jornalista russo-americana Alsu Kurmasheva, que foi, esta quinta-feira, libertada por Moscovo, a propósito da troca de prisioneiros entre os Estados Unidos e a Rússia.

“Amanhã é um grande dia, é o 13.º aniversário da Miriam. Todos vocês sabem que temos uma tradição na família Biden, cantamos os parabéns em todos os aniversários”, disse o chefe de Estado, durante a conferência de imprensa que também juntou as famílias do jornalista do Wall Street Journal Evan Gershkovich e do ex-fuzileiro Paul Whelan.

Veja aqui o vídeo.

Trump critica acordo. "Recuperei reféns e não dei NADA ao adversário"

Daniela Filipe | há 1 mês

O antigo presidente norte-americano, Donald Trump, teceu duras críticas ao acordo que permitiu a realização de uma troca de prisioneiros entre o Ocidente e a Rússia, esta quinta-feira, tendo considerado que os 'negociadores' dos Estados Unidos "são sempre uma vergonha".

"Então, quando é que vão divulgar os pormenores da troca de prisioneiros com a Rússia? Quantas pessoas recebemos contra eles? Também lhes estamos a pagar em dinheiro? Eles estão a dar-nos dinheiro? (Por favor, retirem esta pergunta, porque tenho a certeza de que a resposta é NÃO)? Estamos a libertar assassinos, assassinos ou bandidos? Estou apenas curioso, porque nunca fazemos bons negócios, em nada, mas especialmente na troca de reféns", começou por escrever, na rede social Truth Social.

O republicano foi mais longe, tendo atirado que os 'negociadores' dos Estados Unidos "são sempre uma vergonha".

"Recuperei muitos reféns e não dei NADA ao país adversário - e nunca dinheiro. Fazer isso é um mau precedente para o futuro. É assim que deve ser, ou esta situação vai piorar cada vez mais. Estão a extorquir os Estados Unidos. Chamam ao comércio 'complexo' - para que ninguém perceba como é mau!", complementou.

ONU, NATO e UE celebram troca de prisioneiros entre EUA e Rússia

Lusa | há 1 mês

O alto comissariado da ONU para os Direitos Humanos, a NATO e a União Europeia (UE) celebraram hoje a libertação de jornalistas e ativistas pela Rússia, na troca de prisioneiros com os Estados Unidos e outros países ocidentais.

Volker Türk "expressa alívio após a libertação de Evan Gershkovich, Vladimir Kara-Murza, Alsu Kurmasheva e Oleg Orlov, entre outros. Todos os jornalistas e defensores dos direitos detidos apenas por fazerem o seu trabalho devem ser libertados. Devem poder trabalhar com toda a segurança, sem medos", pode ler-se numa nota do alto comissariado na rede social X.

"A 'troca de Navalny' finalmente aconteceu, mas sem Navalny. É doloroso"

Daniela Filipe | há 1 mês

O aliado do principal opositor russo Alexei Navalny, Leonid Volkov, deu conta de que a troca de prisioneiros desta quinta-feira entre o Ocidente e a Rússia deveria ter incluído o ativista, que morreu em fevereiro, enquanto cumpria uma pena de prisão no Ártico.

"Agora, já podemos dizer: Sim, esta é a mesma troca em que, como esperávamos, Alexei Navalny deveria ter sido libertado em fevereiro deste ano", escreveu Leonid Volkov, na rede social X (Twitter).

Leia o artigo na íntegra aqui.

Biden partilha fotografia de norte-americanos libertados. "Livres"

Daniela Filipe | há 1 mês

O presidente norte-americano, Joe Biden, divulgou uma fotografia dos prisioneiros norte-americanos libertados esta quinta-feira pela Rússia, tendo já iniciado "a sua viagem de regresso aos braços das suas famílias".

"Depois de terem suportado um sofrimento e uma incerteza inimagináveis, os americanos detidos na Rússia estão em segurança, livres e iniciaram a sua viagem de regresso aos braços das suas famílias", escreveu, na rede social X (Twitter).

Viúva de Navalny reage a troca de prisioneiros: "É uma alegria"

Daniela Filipe | há 1 mês

A viúva de Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, reagiu à troca de prisioneiros levada a cabo esta quinta-feira, tendo salientado que é "uma alegria vê-los todos fora do cativeiro" e "a salvo do regime" do presidente russo, Vladimir Putin.

Começando por enumerar os nomes dos prisioneiros libertados pela Rússia, Yulia Navalnaya realçou que a troca de hoje foi o resultado de "um trabalho enorme, longo e muito difícil, com negociações que duraram vários anos", ao mesmo tempo que recordou que, "em fevereiro, muitas pessoas diferentes juntaram-se para mais uma tentativa de os salvar a todos".

"E, agora, todos eles estão livres. É uma alegria vê-los todos fora do cativeiro. Cada prisioneiro político libertado é uma grande vitória e um motivo para celebrar. Ninguém deve ser mantido refém por Putin, sujeito a tortura ou deixado a morrer nas suas prisões", escreveu, na rede social X (Twitter).

A viúva do opositor russo, que morreu em fevereiro numa prisão no Ártico, salientou, contudo, que a luta ainda não terminou.

"Ainda temos de lutar: Daniel Kholodny, Vadim Kobzev, Alexei Liptser, Igor Sergunin. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a sua libertação. Liberdade para todos os presos políticos!", rematou.

Alemanha confirma entrega à Rússia de agente que matou opositor de Putin

Lusa | há 1 mês

As autoridades alemãs confirmaram hoje a entrega à Rússia do agente russo Vadim Krasikov, condenado a prisão perpétua na Alemanha pelo assassinato de um opositor, como parte da troca de 26 prisioneiros realizada hoje entre Moscovo e o Ocidente.

"A libertação só foi possível através da deportação de cidadãos russos com antecedentes nos serviços secretos que se encontravam detidos na Europa e da sua transferência para a Rússia", afirmou o porta-voz do executivo alemão, Steffen Hebestreit, num comunicado, no qual deu conta de uma operação que envolveu "a cooperação da Alemanha com os Estados Unidos da América (EUA) e os parceiros europeus".

A primeira fotografia de Evan Gershkovich, Alsu Kurmasheva e Paul Whelan

Daniela Filipe | há 1 mês

Voo com russos libertados deverá aterrar em Moscovo esta noite

Daniela Filipe | há 1 mês

O voo que transporta os prisioneiros russos libertados na troca desta quinta-feira deverá aterrar no Aeroporto Internacional Vnukovo, em Moscovo, esta noite, pelas 21h45 (hora local), segundo a CNN.

A aeronave já estará no espaço aéreo russo, de acordo com aquele meio.

Putin já terá assinado decretos para perdoar os libertados na troca

Daniela Filipe | há 1 mês

O presidente russo, Vladimir Putin, já terá assinado decretos para perdoar os prisioneiros libertados na troca desta quinta-feira, noticiou a agência Reuters.

Vladimir Putin concede perdão a 13 libertados em troca de presos com EUA

Vladimir Putin concede perdão a 13 libertados em troca de presos com EUA

O Presidente russo, Vladimir Putin, concedeu o perdão oficial a 13 pessoas condenadas na Rússia e libertadas hoje numa troca de prisioneiros com os Estados Unidos da América (EUA) e outros países ocidentais.

Lusa | 18:52 - 01/08/2024

Biden condena "julgamentos-espetáculo" que condenam americanos na Rússia

Lusa | há 1 mês

O Presidente dos EUA, Joe Biden, condenou hoje os "julgamentos-espetáculo" na Rússia que levaram à condenação do jornalista norte-americano Evan Gershkovich, hoje libertado numa troca de prisioneiros.

"As autoridades russas prenderam-nos e, em julgamentos-espetáculo, condenaram-nos a longas penas de prisão sem qualquer razão legítima", disse Biden, num discurso, referindo-se aos três cidadãos norte-americanos libertados na operação de troca de prisioneiros entre Moscovo e o Ocidente.

Quem é quem na troca de prisioneiros entre a Rússia e o Ocidente?

Lusa | há 1 mês

A Rússia e vários países ocidentais trocaram hoje 26 prisioneiros, numa operação coordenada pela Turquia.

Segundo as autoridades turcas, 10 prisioneiros, incluindo dois menores, foram transferidos para a Rússia, 13 para a Alemanha e três para os Estados Unidos.

Entre eles contam-se jornalistas, ativistas políticos veteranos e simples opositores à guerra na Ucrânia. O mais novo tem 19 anos e o mais velho 71.

Entre os russos detidos no Ocidente encontram-se alegados agentes 'adormecidos' que tinham uma vida dupla. Outros foram condenados por pirataria informática. Um foi preso pelo assassínio, a tiro, de um homem durante o dia num parque de Berlim.

Hoje saíram em liberdade, na maior troca de prisioneiros civis Leste-Oeste desde a Guerra Fria.

Aceda à lista completa aqui.

Oito cidadãos russos "regressam a casa". Troca terá terminado

Teresa Banha | há 1 mês

O Serviço Federal de Segurança (FSB) informou, esta quinta-feira, que após a troca de prisioneiros há oito cidadãos russos que "estão a regressar a casa", lê-se numa nota agência TASS.

A agência russa adianta que para além dois oito cidadãos, podem ainda ter regressado dois menores - perfazendo assim uma troca de 26 pessoas.

A CNN Internacional adianta também que a troca já está completa, citando uma fonte envolvida na troca.

Biden fala ao lado das famílias dos detidos

Teresa Banha | há 1 mês

Após o comunicado oficial publicado no site da presidência dos EUA, Joe Biden falou à Nação, acompanhado por familiares dos prisioneiros libertados.

Sublinhando que os jornalistas detidos pela Rússia foram falsamente acusados de espionagem, Biden reforçou que "esta era uma tarde muito boa". "Hoje trazemos para casa Paul, Evan e Vladimir, três cidadãos americanos e um titular de um cartão verde americano. Os quatro foram presos injustamente na Rússia", apontou, ao lado das famílias.

Sobre os dissidentes russos, Biden disse ainda que estes podiam agora "viver uma vida em segurança no estrangeiro e continuar a lutar pela democracia, se assim o escolherem".

Foi assim que a redação do Wall Street Journal celebração libertação

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Imagens da redação do Wall Street Journal a dar conta da libertação do jornalista Evan Gershkovich foram partilhadas na internet. Veja abaixo, e leia aqui a carta da editora-chefe, Emma Tucker.

 

Espanhol libertado e enviado para a Rússia em troca de prisioneiros

Lusa | há 1 mês

O jornalista espanhol Pablo González, preso há mais de dois anos na Polónia com a acusação de espionagem, foi hoje libertado e enviado para a Rússia, onde nasceu, numa troca de prisioneiros entre vários países, revelou o seu advogado.

Espanhol libertado e enviado para a Rússia em troca de prisioneiros

Espanhol libertado e enviado para a Rússia em troca de prisioneiros

O jornalista espanhol Pablo González, preso há mais de dois anos na Polónia com a acusação de espionagem, foi hoje libertado e enviado para a Rússia, onde nasceu, numa troca de prisioneiros entre vários países, revelou o seu advogado.

Lusa | 17:16 - 01/08/2024

Medvedev sobre troca: "Gostaria que traidores morressem"

Teresa Banha | há 1 mês

O antigo presidente da Rússia Dmitri Medvedev comentou a troca de prisioneiros que está a marcar a tarde desta quinta-feira. "Gostaria, evidentemente, que os traidores da Rússia apodrecessem ou morressem na prisão, como já aconteceu muitas vezes", escreveu numa mensagem partilhada no Telegram.

O ex-líder russo rematou: "Mas é mais útil tirar de lá os nossos, que trabalham para o país, para a pátria, para todos nós. Que os traidores arranjem novos nomes e se disfarcem ativamente no âmbito de proteção de testemunhas".

WSJ reage a libertação de Gershkovich (e restantes): "É dia de alegria"

Teresa Banha | há 1 mês

E editora-chefe d Wall Street Journal, onde Evan Gershkovich trabalha, já reagiu à libertação do norte-americano. Numa carta publicada no site do jornal, Emma Tucker, escreve que este "é um dia de alegria para os milhões de simpatizantes nos EUA e em todo o mundo que estiveram ao lado de Evan e defenderam a imprensa livre".

Leia a carta na íntegra aqui.

 

De onde são os prisioneiros que a Rússia libertou?

Notícias ao Minuto | há 1 mês

De acordo com o presidente Biden, a Rússia libertou 16 prisioneiros, entre os quais três norte-americanos, um britânico-russo (que tem um 'green card' [visto permanente], cinco alemães e sete russos - que estavam, tal como Biden notou, "presos no seu próprio país".

Para além dos primeiros quatro libertados descritos na entrada abaixo, a imprensa internacional dá conta dos alemães libertados, que são: Rico Krieger, Kevin Lick, Demuri (Dieter) Voronin, Herman Moyzhes e Patrick Schoebel.

Quanto aos opositores russos libertados, serão, de acordo com a CNN Internacional: Ilya Yashin, Alexandra Skochilenko, Oleg Orlov, Ksenia Fadeeva, Vadim Ostanin e Andrei Pivovarov.

Biden confirma libertação de prisioneiros. "Estão de regresso a casa"

Teresa Banha | há 1 mês

O presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou a libertação de três cidadãos norte-americanos e de um portador do 'green card'. Em causa estão Paul Whelan, Evan Gershkovich, Alsu Kurmasheva e Vladimir Kara-Murza.

"O acordo que garantiu a sua liberdade foi um feito diplomático. No total, negociámos a libertação de 16 pessoas da Rússia - incluindo cinco alemães e sete cidadãos russos que eram prisioneiros políticos no seu próprio país. Algumas destas mulheres e homens estiveram detidos injustamente durante anos. Todos passaram por um sofrimento e uma incerteza inimagináveis. Hoje, a sua agonia terminou", escreveu o presidente em comunicado publicado no site da Casa Branca.

Na nota, o chefe de Estado norte-americano clarificou que a sua administração "não vai descansar" enquanto "qualquer refém estiver separado da sua família".

"A minha administração já trouxe para casa mais de 70 americanos, muitos dos quais estavam em cativeiro desde antes de eu tomar posse. Ainda assim, há demasiadas famílias a sofrer e separadas dos seus entes queridos, e não tenho nenhuma prioridade maior como presidente do que trazer esses americanos para casa", apontou.

Jornalista do WSJ em Ancara (com Kara-Murza e outros). "Acabou pesadelo"

Notícias ao Minuto | há 1 mês

De acordo com o The Independent, o jornalista do Wall Street Journal (WSJ) Evan Gershkovich e outros norte-americanos deixaram um avião russo que aterrou no aeroporto de Ancara.

Já Kara-Murza, também será libertado e os amigos já emitiram um comunicado. "Hoje marca o fim de 843 dias de pesadelo para o cidadão russo-britânico e líder da oposição Kara-Murza, para a sua família e amigos mais chegados", refere uma nota, citada pela imprensa russa.

 

Kremlin quis e teve: Assassino de opositor do Kremlin libertado

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Como já tínhamos escrito, Vladimir Krasikov foi libertado. Mas quem é este aliado do Kremlin?

A Rússia há muito que estava interessada em recuperar este cidadão, condenado na Alemanha em 2021 pelo assassinato de um antigo rebelde checheno num parque de Berlim, dois anos antes, aparentemente por ordem dos serviços de segurança de Moscovo.

"Inimigos devem ficar no estrangeiro. Os que não são, regressem'

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Após recusar fazer comentários, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já falou sobre a troca de prisioneiros, referindo que os "inimigos" de Moscovo devem ficar longe.

Acho que todos os nossos inimigos devem ficar lá [estrangeiro], e todos os que não o são devem regressar

Opositor russo Ilya Yashin, aliado de Alexei Navalny, deve ser libertado

Notícias ao Minuto | há 1 mês

A presidência turca afirmou que Ilya Yashin, opositor russo, vai ser um dos prisioneiros envolvidos na troca de prisioneiros. A informação é avançada pelo The Independent, que dá conta de que Ancara também confirmou que Vadim Krasikov faz parte deste 'pacote'.

Ilya Yashin foi detido após manifestar-se contra o Kremlin, e se ter mantido no país, assim como ter criticado a invasão na Ucrânia. Yashin, de 39 anos, manifestou-se também contra a detenção de Alexei Navalny, de quem era um grande aliado.

Turquia confirma que Gershkovich é parte da troca de prisioneiros

José Miguel Pires | há 1 mês

A Turquia, mediador da troca de prisioneiros que está a acontecer entre a Rússia e vários países do Ocidente, nomeou o jornalista do The Wall Street Journal Evan Gershkovich como um dos prisioneiros envolvidos nesta troca.

Também o ex-fuzileiro Paul Whelan foi nomeado pelos serviços de inteligência turcos, citados pelo The Independent.

A Bloomberg avançou, no início da tarde desta quinta-feira, que Gershkovich e Whelan faziam parte de uma eventual lista de prisioneiros a ser libertados pela Rússia.

RSF "imensamente aliviados" com possível libertação de Gershkovich

Lusa | há 1 mês

A organização não-governamental (ONG) Repórteres sem Fronteiras (RSF) declarou hoje estar "imensamente aliviada" com a possível libertação do jornalista norte-americano Evan Gershkovich, condenado na Rússia por espionagem.

RSF

RSF "imensamente aliviada" com possível libertação de Gershkovich

A organização não-governamental (ONG) Repórteres sem Fronteiras (RSF) declarou hoje estar "imensamente aliviada" com a possível libertação do jornalista norte-americano Evan Gershkovich, condenado na Rússia por espionagem.

Lusa | 15:56 - 01/08/2024

Turquia é mediador de troca de prisioneiros

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Um avião do governo russo aterrou, esta quinta-feira, na capital turca, Ancara. Não se sabe, porém, quem seguia a bordo.

Turquia coordena troca de 26 prisioneiros entre Rússia e Estados Unidos

Turquia coordena troca de 26 prisioneiros entre Rússia e Estados Unidos

Um avião do governo russo aterrou, esta quinta-feira, na capital turca, Ancara. Não se sabe, porém, quem seguia a bordo.

Notícias ao Minuto com Lusa | 15:47 - 01/08/2024

Última troca entre EUA e Rússia foi em 2022. Lembra-se do que aconteceu?

Notícias ao Minuto com Lusa | há 1 mês

Se esta troca de prisioneiros se concretizar, será a primeira entre Moscovo e o Ocidente desde a libertação, em dezembro de 2022, da jogadora de basquetebol norte-americana Brittney Griner, detida na Rússia por acusações de tráfico de droga, em troca da libertação do famoso traficante de armas russo Viktor Bout, preso nos Estados Unidos.

Recorde abaixo quando a basquebolista foi trocada pelo russo, conhecido como 'Mercador da Morte':

Brittney Griner libertada em troca de 'Mercador da Morte' Viktor Bout

Brittney Griner libertada em troca de 'Mercador da Morte' Viktor Bout

Segundo Biden, que tinha falado com Griner "há pouco tempo", "ela está segura" e a caminho de casa. A estrela de basquetebol norte-americana estava presa por tráfico de droga.

Notícias ao Minuto | 15:10 - 08/12/2022

Quem são os prisioneiros russos?

Teresa Banha | há 1 mês

Até ao momento a presidência russa recusou-se a comentar o assunto, mas acredita-se que um dos prisioneiros que Moscovo vai 'reaver' é Vladim Krasikov. 

O cidadão foi condenado na Alemanha em 2021 pelo assassinato de um antigo rebelde checheno num parque de Berlim, dois anos antes, aparentemente por ordem dos serviços de segurança de Moscovo.

"Ainda não tenho qualquer comentário a fazer sobre este assunto", disse o porta-voz presidencial, Dmitri Peskov.

Haverá dois menores envolvidos na troca (com destino à Rússia)

Teresa Banha | há 1 mês

Apesar de a Reuters avançar com várias nacionalidades, as trocas não deverão terminar viagem em cada um dos países mencionados abaixo. A agência adianta que dez prisioneiros, incluindo dois menores, deverão ser deslocados até à Rússia, 13 para a Alemanha e três para os Estados Unidos.

Troca de prisioneiros acontece às 19h locais (17h em Portugal). Assista

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Foram disponibilizadas imagens em tempo real do aeroporto de Ancara, na Turquia, onde a troca deverá acontecer, por volta das 19h locaus (17 horas em Portugal):

Vários países envolvidos em troca de quase 26 prisioneiros. Quais?

Teresa Banha | há 1 mês

A Turquia está a mediar a troca de prisioneiros entre a Rússia e o Ocidente. De acordo com a presidência turca, citada pela Reuters, vão ser trocados 26 prisioneiros, entre os quais o jornalista  Evan Gershkovich , o ex-fuzileiro Paul Whelan.

A agência de notícias dá ainda conta de que países 'envolvidos' nesta troca são, pelo menos, os Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Polónia, Eslovénia, Noruega e Bielorrússia.

Rússia liberta Gershkovich e Paul Whelan em troca de prisioneiros com EUA

Notícias ao Minuto | há 1 mês

A Rússia libertou o jornalista do Wall Street Journal Evan Gershkovich e o ex-fuzileiro Paul Whelan, bem como o britânico Vladimir Kara-Murza, em troca de prisioneiros russos detidos nos Estados Unidos. Troca está a ser coordenada pela Turquia.

Rússia liberta Gershkovich e Paul Whelan em troca de prisioneiros com EUA

Rússia liberta Gershkovich e Paul Whelan em troca de prisioneiros com EUA

A Rússia libertou o jornalista do Wall Street Journal Evan Gershkovich e o ex-fuzileiro Paul Whelan, bem como o britânico Vladimir Kara-Murza, em troca de prisioneiros russos detidos nos Estados Unidos. Troca está a ser coordenada pela Turquia.

Notícias ao Minuto | 13:46 - 01/08/2024

Início de acompanhamento

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Boa tarde! Seja bem-vindo/a ao acompanhamento AO MINUTO acerca da troca de prisioneiros entre o Ocidente a Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório