Meteorologia

  • 09 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 25º

GNR resgata sete migrantes ao largo de Cartagena, em Espanha

Sete migrantes que viajavam numa pequena embarcação de fibra ao largo de Cartagena, em Espanha, foram resgatados quinta-feira por militares da GNR, utilizando a Lancha de Patrulhamento Costeiro Bojador, anunciou hoje a Guarda Nacional Republicana.

Notícias ao Minuto

11:34 - 03/08/24 por Lusa

País GNR

O resgate foi realizado no âmbito do patrulhamento costeiro vocacionado para a deteção de criminalidade transfronteiriça, a aeronave da Frontex, que detetou uma embarcação suspeita de transportar migrantes e monitorizou o seu trajeto, adianta a GNR em comunicado.

 

Após o alerta, foi ativada a intervenção da Lancha de Patrulhamento Costeiro (LPC) Bojador e os militares da GNR direcionaram de imediato a lancha "até ao alvo que se encontrava a uma distância de 90 milhas náuticas".

"Foi intercetada uma pequena embarcação de fibra, com sete pessoas a bordo, tendo sido possível efetuar o seu resgate em condições de segurança", refere a GNR, adiantando que "foi ainda possível apreender a embarcação e identificar o facilitador envolvido nesta entrada ilegal de pessoas em território europeu".

Terminada a operação de resgate, a LPC Bojador deslocou-se até ao Porto de Cartagena com os sete migrantes a bordo, incluindo o facilitador, todos adultos e do género masculino, tendo sido entregues às autoridades competentes.

"Após o desembarque, a Guardia Civil verificou que pendia um mandado de detenção sobre o facilitador identificado, sendo que este tinha histórico de outras travessias ilegais, entre outros tipos de delitos cometidos em território espanhol, motivos pelos quais foi detido", salienta a GNR.

Através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras(UCCF), a GNR projetou a LPC Bojador na operação "Indalo 2024", que decorre de 12 de junho a 07 de agosto de 2024, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia.

O objetivo principal desta operação é atuar na vertente da vigilância fronteiriça, controlo de fluxos de imigração irregular, combate à criminalidade transfronteiriça, reforço da cooperação europeia ao nível de Guarda Costeira e apoiar operações de busca e salvamento.

Desde 2021, a lancha Bojador participou em diversas missões de Busca e Salvamento, tendo contribuindo para a deteção e resgate de centenas de migrantes no Mediterrâneo, em cooperação com outras forças, nomeadamente com a Guardia Civil, em Espanha, e com a Guardia di Finanza e a Guarda Costiera, ambas de Itália, salienta a GNR.

Leia Também: Inquéritos a baixas médicas da PSP e GNR arquivados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório