A Guarda Civil de La Rioja, em Espanha, investiga dois jovens, um deles menor de idade, como presumíveis autores de um crime de maus-tratos a animais.
O crime terá ocorrido nas festividades de Villamediana de Iregua, onde os jovens utilizaram galinhas como se de uma bola se tratasse.
Os implicados são um homem e uma mulher de 17 e 18 anos, de nacionalidade espanhola e residentes em Villamediana de Iregua.
Na tradicional festa de los quintos em Villamediana de Iregua, no início de fevereiro, foram também registados vários atos de vandalismo.
Segundo o La Voz de Galicia, os agentes tomaram conhecimento de que vários jovens tinham usado algumas galinhas como se fossem bolas de futebol, pontapeando-as sem piedade, enquanto uma multidão de adolescentes aplaudia e ria da ação. Chegaram mesmo a usar ameaças para impedir que várias pessoas interviessem para pôr cobro à ação.
Finalmente, após análise dos dados recolhidos pelos investigadores e uma sequência de vídeo divulgada nas redes sociais (que optámos por não reproduzir), foi possível identificar dois dos alegados autores que pontapearam as galinhas.
La Guardia Civil ha investigado a dos jóvenes por utilizar una gallina como balón de fútbol.
— RTVELaRioja (@RTVELaRioja) August 6, 2024
Los hechos ocurrieron durante la tradicional fiesta de “Los Quintos” en Villamediana de Iregua, que se vio empañada por diversos actos vandálicos y un grave caso de maltrato animal. pic.twitter.com/A6EkrfxWbY
Uma vez localizados, foram instaurados os respetivos processos e os factos foram levados ao conhecimento da autoridade judiciária e do Ministério Público de Menores.
De acordo com a Guardia Civil, provocar a morte de um animal de companhia, domesticado, domesticável ou que viva temporária ou permanentemente sob controlo humano pode dar origem a uma pena de prisão até 24 meses e a uma inibição até 4 anos de manter, exercer uma profissão, comércio ou negócio que envolva animais.
Leia Também: Espanha já tem mais casos de febre do Nilo do que em 2023 inteiro