Meteorologia

  • 07 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 22º

Israel desconhece "incidente" que vitimou trabalhador de ONG

O exército israelita garantiu hoje desconhecer o incidente que vitimou um trabalhador humanitário depois de a organização World Central Kitchen (WCK) ter denunciado na quarta-feira a morte de um trabalhador perto de Deir al-Balah, no centro de Gaza.

Israel desconhece "incidente" que vitimou trabalhador de ONG
Notícias ao Minuto

14:46 - 08/08/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Até ao momento, as forças armadas não têm conhecimento de qualquer incidente em que um funcionário da organização tenha sido ferido no decurso do seu trabalho nos últimos dias", afirmaram as autoridades militares israelitas num curto comunicado, referindo, no entanto, que uma investigação preliminar por parte do exército foi aberta.

 

"O exército examina cada incidente excecional numa base individual", acrescentou o comunicado, esperando-se que possam ser divulgados mais pormenores nas próximas horas.

A organização não-governamental (ONG) World Central Kitchen indicou desconhecer pormenores do incidente, mas afirmou acreditar que o funcionário, identificado como Nadi Sallout, não estava a trabalhar no momento da sua morte.

No dia 01 de abril, sete trabalhadores da WCK -- seis cidadãos estrangeiros e um palestiniano - foram mortos enquanto trabalhavam num ataque aéreo israelita que atingiu os seus veículos, obrigando a organização a suspender o seu trabalho na Faixa de Gaza durante cerca de quatro semanas.

Israel mantém uma ofensiva na Faixa de Gaza há 307 dias e os seus ataques causaram a morte de pelo menos sete pessoas durante a última noite, segundo a agência noticiosa oficial palestiniana Wafa.

Em dez meses de guerra mais de 39.600 pessoas morreram e 91.600 ficaram feridas no enclave palestiniano, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, tutelado pelo Hamas, que controla o pequeno território desde 2007.

A guerra em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Leia Também: Israel cometeu "erro estratégico" com assassínio de Haniyeh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório