"Foi alcançada uma convergência significativa entre as partes sobre alguns princípios básicos e elementos específicos. Foram feitos progressos significativos a este respeito", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, que mediou uma reunião entre os dois países africanos.
Fidan fez estas declarações tendo ao lado os homólogos da Somália, Ahmed Moallim Fiqi, e da Etiópia, Taye Atske Selassie, após a segunda reunião deste género em Ancara.
O governante turco anunciou a realização de uma terceira ronda de contactos, novamente em Ancara, no sábado.
O chefe da diplomacia turca indicou que hoje foram discutidas algumas soluções concretas que visam "eliminar as diferenças existentes e chegar a um acordo sobre um quadro aceitável para ambas as partes", noticiam os meios de comunicação social turcos.
O Governo turco já organizou uma ronda de conversações sobre o conflito desencadeado pela tentativa da Etiópia de adquirir um porto no oceano Índico, ao largo da costa da Somalilândia, em troca do reconhecimento da independência desta região separatista da Somália.
"O nosso objetivo é eliminar as atuais preocupações e resolver as questões de uma forma que beneficie não só a Somália e a Etiópia, mas toda a região", afirmou Fidan.
Leia Também: Turquia volta a bloquear rede social Instagram