Meteorologia

  • 11 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Hezbollah confirma morte de dois combatentes em ataque israelita

Os ataques israelitas contra o sul do Líbano causaram hoje três mortos, incluindo dois combatentes do Hezbollah, adiantaram o ministério da Saúde libanês e o movimento xiita pró-iraniano.

Hezbollah confirma morte de dois combatentes em ataque israelita
Notícias ao Minuto

23:25 - 14/08/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"O ataque do inimigo israelita à cidade de Marjayoun fez dois mortos e quatro feridos em estado crítico", detalhou a autoridade de saúde libanesa, em comunicado.

 

A mesma fonte tinha relatado pouco antes outra morte, num ataque israelita na cidade fronteiriça de Blida.

O Exército israelita tinha adiantado que a sua força atacou "estruturas militares do Hezbollah", nomeadamente na região de Blida e "eliminado dois terroristas do Hezbollah na região de Marjayoun".

A agência de notícias libanesa ANI reportou um ataque de 'drone' contra um carro na praça central de Marjayoun, cidade de maioria cristã e que até agora não tinha sido alvo de qualquer ação israelita, tal como outras cidades do sul do Líbano que também não são predominantemente xiitas e, por isso, não são consideradas bastiões do Hezbollah.

O movimento xiita, que confirmou a morte de dois combatentes, retaliou os ataques israelitas hoje à noite, com o lançamento de 'rockets' e 'drones' contra o norte de Israel.

O Exército israelita não reportou qualquer ferimento, sublinhando que os projéteis lançados pelo Hezbollah caíram numa "área aberta".

A tensão na fronteira entre os dois países, iniciada pelo Hezbollah em apoio ao movimento islamita palestiniano Hamas que está em guerra com Israel em Gaza, aumentou recentemente após o assassínio por Israel, no final de julho, do líder militar do grupo libanês em Beirute, e do líder do Hamas em Teerão, num ataque atribuído a Israel.

O Irão e o Hezbollah já ameaçaram Israel com represálias.

Dez meses de violência fizeram pelo menos 571 mortos no Líbano, a maioria deles combatentes do Hezbollah, mas também pelo menos 118 civis, segundo uma contagem da agência AFP.

No lado de Israel, foram mortos 22 soldados e 26 civis, segundo as autoridades israelitas.

A guerra em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Após o ataque do Hamas, Israel desencadeou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, que já provocou perto de 40 mil na maioria mulheres e crianças, cerca de 92.000 feridos e um desastre humanitário, desestabilizando toda a região do Médio Oriente.

Leia Também: Ataque israelita no Líbano faz 17 feridos e Hezbollah retalia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório