Meteorologia

  • 10 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Três deputados ficam feridos em luta no Parlamento turco. E há imagens 

O conflito eclodiu quando o deputado do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), Alpay Ozalan, se aproximou do púlpito e agrediu o deputado da oposição Ahmed Sik.

Notícias ao Minuto

15:52 - 16/08/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Turquia

Pelo menos três deputados ficaram feridos na sequência de uma luta no parlamento turco, esta sexta-feira, durante uma sessão extraordinária sobre um deputado da oposição que foi detido.

 

Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), o conflito eclodiu quando o deputado do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), Alpay Ozalan, se aproximou do púlpito e agrediu o deputado da oposição Ahmed Sik, que criticava o governo pela detenção de Can Atalay. 

Ahmed Sik acusou o AKP de ser "a maior organização terrorista" da Turquia, após o que um dos seus deputados, Alpay Ozalan, se aproximou de Ahmed Sik, dando-lhe um soco na cara. Pouco depois, o caos instalou-se no hemiciclo.

Vários deputados presentes na sessão extraordinária intervieram, provocando então uma luta entre dezenas de pessoas que durou quase meia hora. Segundo a AFP, três deputados ficaram feridos após terem sido agredidos na cara.

A sessão parlamentar foi suspensa. 

"Condenamos com toda a veemência esta agressão. Atacaram os deputados da oposição com base na sua superioridade numérica e feriram o vice-presidente do nosso grupo, Gulistan Kiliç Koçyigit, na sobrancelha", declarou o DEM na rede social X. "Condenamos este ataque nos termos mais fortes".

Por seu lado, Ozgur Ozel, líder do principal partido da oposição CHP, instou o presidente da Assembleia Nacional Turca, Numan Kurtulmus, a "tomar medidas imediatas". "A agressão é inaceitável", declarou em comunicado.

Can Atalay foi condenado, em abril de 2022, a 18 anos de prisão por ter tentado derrubar o governo em 2013 através de manifestações sem precedentes. Em maio de 2023, foi eleito deputado pelo Partido dos Trabalhadores da Turquia (TIP) e desde então tem estado no centro de uma batalha jurídica. 

O Tribunal Constitucional já ordenou a libertação do governante, de 47 anos, argumentando que o seu direito à "liberdade" e à "segurança individual", bem como o de ser "eleito e de liderar atividades políticas", tinha sido "violado", explicou a AFP. No entanto, o Supremo Tribunal contestou a decisão.

[Notícia atualizada às 19h12]

Pode ver, na galeria acima, um vídeo da luta que abalou o parlamento turco.

Leia Também: Jovem de 18 anos detido após ataque na Turquia. Transmitiu-o nas 'redes'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório