Meteorologia

  • 12 SEPTEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 26º

Presidente alemão aprova data para eleições nacionais em setembro de 2025

O Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, marcou hoje formalmente para 28 de setembro de 2025 as eleições nacionais para o Bundestag, a câmara baixa do parlamento, aprovando a recomendação do Governo, indicou o gabinete presidencial.

Presidente alemão aprova data para eleições nacionais em setembro de 2025
Notícias ao Minuto

17:17 - 23/08/24 por Lusa

Mundo Alemanha

O Bundestag elege então o chanceler, após semanas ou por vezes meses de negociações sobre coligações para formar o novo Governo.

 

O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou que vai candidatar-se a um segundo mandato, mas o seu partido e os outros da coligação governamental tripartida têm visto a sua popularidade cair a pique devido a constantes lutas internas.

Scholz lidera desde dezembro de 2021 uma coligação tripartida entre os seus sociais-democratas de centro-esquerda (SPD), os Verdes e os Democratas Livres -- uma aliança que reúne partidos que não eram aliados tradicionais e que se tem notabilizado pelos frequentes conflitos internos, tendo, em diversas ocasiões, reaberto acordos políticos arduamente alcançados.

Na semana passada, os respetivos líderes chegaram a acordo sobre os pormenores do Orçamento do Estado para 2025, semanas depois de um acordo inicial ter ficado sem efeito devido a um novo conflito que prejudicou ainda mais a imagem do Governo.

As eleições para o Parlamento Europeu, em junho passado, produziram resultados desanimadores para os partidos da coligação governamental: o principal bloco conservador da oposição, a União CDU-CSU, obteve uma clara vitória e a Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, ficou em segundo lugar.

A CDU-CSU, que governou a Alemanha durante 16 anos, até 2021, com Angela Merkel como chanceler, não decidiu ainda quem será o seu candidato a disputar o cargo com Scholz nas eleições de 2025.

Tenciona fazê-lo após três eleições estaduais em setembro no antigo leste comunista, uma região em que a extrema-direita da AfD é particularmente forte.

No país, as eleições têm de realizar-se entre 46 e 48 meses após o início de uma legislatura. As últimas decorreram a 26 de setembro de 2021.

A Alemanha é o Estado-membro mais populoso da União Europeia (UE) e tem a maior economia da Europa.

Leia Também: Redução de ajuda de Berlim à Ucrânia seria "muito preocupante"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório