Meteorologia

  • 13 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Rússia emite mandado de detenção contra diretor da Transparência Internacional

O nome de Shumanov foi incluído hoje na base de dados de pessoas com mandados de busca e detenção.

Rússia emite mandado de detenção contra diretor da Transparência Internacional
Notícias ao Minuto

15:15 - 24/08/24 por Lusa

Mundo Rússia

O Ministério do Interior russo emitiu hoje um mandado de detenção para o diretor da organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional (TI) no país, Ilya Shumanov.

 

O nome de Shumanov foi incluído hoje na base de dados de pessoas com mandados de busca e detenção.

Como é habitual na Rússia, o artigo da lei pelo qual o ativista está a ser indiciado não foi especificado, mas a agência de notícias russa TASS indicou que seria uma violação dos seus deveres como "agente estrangeiro", que é como a Rússia identifica a ONG.

A Transparency Russia faz parte da organização Transparency International, com sede em Berlim.

No território da Rússia, a organização é considerada um agente estrangeiro. Em março de 2023, o Gabinete do Procurador-Geral declarou-a indesejável na Federação Russa.

A TI é uma organização não-governamental que promove medidas contra o crime corporativo e a corrupção política a nível internacional. No seu relatório de 2013 sobre a corrupção, a ONG colocou a Rússia em 141.º lugar num total de 180 países examinados.

O Ministério da Justiça da Federação Russa incluiu Shumanov no registo de agentes estrangeiros individuais em 21 de outubro de 2022.

Em julho passado, um tribunal de Moscovo multou Shumanov em 100.000 rublos por não ter identificado a organização como sendo um "agente estrangeiro" nas suas materiais publicadas na Internet.

Leia Também: Forças de Kyiv reclamam ataque a depósito de combustíveis na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório