Meteorologia

  • 18 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 25º

Filipinas acusa chineses por abalroarem navio no Mar do sul da China

O Governo das Filipinas acusou hoje navios da guarda costeira chinesa de abalroarem e utilizarem canhões de água contra um barco de pesca filipino perto do atol de Sabina, no Mar do Sul da China.

Filipinas acusa chineses por abalroarem navio no Mar do sul da China
Notícias ao Minuto

11:29 - 25/08/24 por Lusa

Mundo China/Filipinas

O Governo das Filipinas denunciou "manobras perigosas" da guarda costeira chinesa contra o navio filipino, que levaram à falha do seu motor.

 

Por sua vez, a guarda costeira de Pequim acusou o barco filipino de ter provocado "deliberadamente" a colisão.

Antes, a China afirmara que a sua guarda costeira havia tomado "medidas de controlo" contra um navio filipino que entrou em águas próximas de um atol que é disputado no Mar do Sul da China, segundo a imprensa estatal de Pequim.

"O navio filipino 3002 entrou ilegalmente em águas próximas do recife de Xianbin, nas ilhas Nansha, sem permissão do governo chinês", disse o canal de televisão estatal CCTV, usando os nomes chineses para os disputados atol de Sabina e as ilhas Spratly.

O barco "continuou a aproximar-se perigosamente de um navio da guarda costeira chinesa que realizava operações de rotina", indicou a mesma fonte, precisando que aquela autoridade chinesa havia "tomado medidas de controlo contra o navio filipino, de acordo com as leis e os regulamentos".

A China reivindica quase todo o Mar do Sul da China, uma região estratégica onde vários países costeiros vizinhos também têm interesses. Uma decisão da justiça internacional de 2016 determinou que as reivindicações chinesas não têm base legal, mas a China continua a ignorar esse veredicto.

As tensões entre Pequim e Manila têm aumentado nos últimos meses e marcadas por uma série de confrontos no Mar do Sul da China.

As Filipinas acusaram no sábado a China de disparar duas vezes foguetes de aviso contra um dos seus aviões de patrulha civil sobre ilhotas disputadas no Mar do Sul da China.

Na sexta-feira, Pequim tinha anunciado que tinha tomado "contramedidas" contra aviões militares filipinos acusados de terem entrado no seu espaço aéreo nas proximidades do recife de Subi em 22 de agosto, também reivindicado por Manila.

Leia Também: China tomou "medidas de controlo" contra navio filipino em disputa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório