Meteorologia

  • 13 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 17º MÁX 32º

Conselheiro de segurança britânico da Reuters morto em bombardeamento russo

Um conselheiro de segurança de uma equipa da agência noticiosa Reuters, identificado como Ryan Evans, de nacionalidade britânica, morreu hoje após um bombardeamento russo ao hotel Sapphire, na cidade ucraniana de Kramatorsk, na província de Donetsk.

Conselheiro de segurança britânico da Reuters morto em bombardeamento russo
Notícias ao Minuto

23:23 - 25/08/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Outros dois elementos da equipa, de nacionalidade ucraniana e norte-americana, ficaram feridos quando um projétil atingiu o edifício do hotel, situado a cerca de 20 quilómetros da frente de batalha.

 

"Estamos desolados por saber que o conselheiro de segurança da Reuters, Ryan Evans, que estava com a nossa equipa de reportagem na Ucrânia, foi morto", declarou a agência de notícias internacional num comunicado divulgado na rede social X (antigo Twitter).

"O Ryan fazia parte de uma equipa que estava alojada no hotel Sapphire de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, quando este foi atingido por um projétil, no sábado, 24 de agosto de 2024", acrescentou.

"Dois dos nossos jornalistas estão num hospital. Um tem ferimentos graves. Outros três colegas estão a salvo", indicou a agência, acrescentando que, agora, está a cooperar com as autoridades de Kramatorsk para tentar "urgentemente obter mais informação sobre o ataque".

Os jornalistas feridos, de 38 e 40 anos, sofrem de concussão, têm membros partidos, cortes e outros ferimentos, segundo as autoridades ucranianas.

Avaliações preliminares apontam para que o projétil tenha sido um míssil balístico Iskander, que atingiu uma zona residencial da cidade durante a noite de sábado, indicou o Ministério Público ucraniano na plataforma digital Telegram.

A Rússia lançou um total de oito mísseis sobre o território ucraniano durante a noite, após o Dia da Independência da Ucrânia, no sábado, indicou o comandante da Força Aérea ucraniana, Mikola Oleshchuk, também no Telegram.

A maioria dos mísseis e oito dos nove 'drones' (aeronaves não-tripuladas) lançados foram intercetados.

Leia Também: Ataque noturno a hotel em Kramatorsk fere dois funcionários da Reuters

Recomendados para si

;
Campo obrigatório