Meteorologia

  • 13 SEPTEMBER 2024
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 32º

Ucrânia. Polónia intensifica patrulhas aéreas após ataques russos maciços

A Polónia intensificou as patrulhas aéreas, "com participação de aliados", na fronteira com a Ucrânia, devido a ataques lançados pela Rússia na região de Lviv, anunciou hoje o exército polaco, numa mensagem urgente.

Ucrânia. Polónia intensifica patrulhas aéreas após ataques russos maciços
Notícias ao Minuto

11:27 - 26/08/24 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Desde as primeiras horas da manhã, foi observada uma intensa atividade da aviação de longo alcance da Federação Russa relacionada com ataques a objetos localizados, entre outros, no território ocidental da Ucrânia", o que levou ao 'início de operações aéreas por aviões polacos e aliados' para proteger o espaço da Polónia", lê-se no comunicado do Comando Operacional do Exército polaco.

 

A última vez que este tipo de alarme foi ativado foi a 08 de julho.

Embora não tenha sido especificado que tipo de aviões foram utilizados, em ocasiões anteriores foram os F-16 e os caças-bombardeiros F-22 Raptor da Força Aérea polaca que levaram a cabo esta missão.

Nas últimas horas, a Rússia desencadeou vários ataques de mísseis maciços contra a Ucrânia com aviões de longo alcance e drones e, segundo as autoridades ucranianas, pelo menos 11 bombardeiros estratégicos Tu-95, que podem transportar mísseis guiados, estão envolvidos nestes ataques.

As informações fornecidas pelo governo ucraniano falam de explosões em Kiev, Kryvy Rih, Zaporijia, Odessa e nas regiões de Vinnytsia e Kropyvnytsky e em vários locais na região ('oblast') de Lviv e em Lutsk, a uma hora de carro da fronteira com a Polónia.

Pelo menos três pessoas morreram hoje no ataque da Rússia, que foi dirigido às infraestruturas energéticas da Ucrânia, disseram as autoridades locais.

Vários aviões norte-americanos estão estacionados na base aérea polaca de Lask (centro) e participam em missões de patrulha e vigilância com as forças polacas e outras forças da NATO.

Leia Também: Quinze regiões ucranianas atingidas por ataque massivo russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório