Meteorologia

  • 13 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 32º

"O que o mundo lhe permite fazer". Rússia fez "maior ataque" contra Kyiv

Presidente ucraniano quer que país seja autorizado a suar armas de longo alcance contra o inimigo.

"O que o mundo lhe permite fazer". Rússia fez "maior ataque" contra Kyiv
Notícias ao Minuto

09:25 - 27/08/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Numa altura em que os olhares sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia começam a dispersar, o Kremlin protagonizou, esta segunda-feira, um dos maiores ataques contra o país.

 

Com os olhos postos num abalo em Portugal, passou despercebido a muitos aquele que terá sido "um ataque combinado" e "um dos maiores ataques" contra a Ucrânia, refere Volodymyr Zelensky. No total, mais de uma centena de mísseis terão sido lançados contra a Ucrânia durante o dia, tendo esta noite Kyiv conseguido abater cinco mísseis e 60 'drones' russos dos mais de 90 dispositivos bélicos lançados durante a noite.

O ataque que "alimenta o terror"

Quinze regiões da Ucrânia foram atingidas na segunda-feira por um ataque massivo russo que visava infraestruturas energéticas do país. 

De acordo com vários porta-vozes oficiais, o ataque massivo lançado pela Rússia durante as primeiras horas do dia foi dirigido maioritariamente contra o setor energético ucraniano.

Quinze regiões ucranianas atingidas por ataque massivo russo

Quinze regiões ucranianas atingidas por ataque massivo russo

Quinze regiões da Ucrânia foram atingidas hoje por um ataque massivo russo que visava infraestruturas energéticas do país, anunciou o Governo ucraniano, indicando ainda que há "feridos e mortos".

Lusa | 10:12 - 26/08/2024

Em Kyiv, pelo menos sete grandes explosões foram ouvidas segundo a agência de notícias AFP.

O presidente da Câmara da capital ucraniana, Vitali Klichko, declarou que houve cortes de energia e eletricidade em alguns distritos da capital. As empresas do setor elétrico ucraniano anunciaram cortes de eletricidade de emergência como resultado do ataque russo.

Segundo os militares russos, "todos os objetivos" que Moscovo estabeleceu foram alcançados, alegando que o ataque visava importantes infraestruturas energéticas que permitem o funcionamento do complexo militar-industrial da Ucrânia.

O ataque terá provocado, pelo menos, cinco mortes e registaram-se vários feridos.

Rússia diz que ataque massivo atingiu todos os alvos ucranianos

Rússia diz que ataque massivo atingiu todos os alvos ucranianos

O Ministério da Defesa russo declarou hoje que realizou com sucesso um "ataque massivo" contra instalações energéticas na Ucrânia com mísseis e 'drones', enquanto Kiev confirmou que 15 regiões foram afetadas pelo ataque.

Lusa | 12:03 - 26/08/2024

Na sequência do ataque, Zelensky classificou o Presidente russo, Vladimir Putin, de "criatura doente" e afirmou que o líder do Kremlin "só pode fazer o que o mundo lhe permite fazer".

"A fraqueza, a falta de determinação na resposta, alimenta o terror", disse o Presidente ucraniano sobre a reação que espera dos seus aliados ocidentais.

Zelensky pediu aos seus aliados que levantem todas as restrições que ainda impõem à Ucrânia na utilização de armas de longo alcance que lhe são enviadas dentro da Federação Russa.

O ataque já foi condenado a nível mundial, com os EUA e o Reino Unido a chamar de "escandalosos" e "cobardes" os ataques contra infraestruturas energéticas na Ucrânia, que causaram pelo menos cinco mortos, reiterando o seu apoio a Kiev.

Os EUA garantiram que Washington vai enviar "equipamento energético para a Ucrânia para reparar o que a Rússia danificou e fortalecer a resiliência da rede energética ucraniana".

Leia Também: Novos ataques na Ucrânia? "A Rússia não para com os seus crimes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório