O que leva tantos comediantes a sofrer de depressão?
A morte de Robin Williams abalou Hollywood. Mais do que isso: a possibilidade de ter sido o próprio a colocar termo à vida apanhou desprevenidos milhões de fãs. O que leva os comediantes a sofrer de depressão e a cometer suicídio? A BBC tentou responder à questão.
© Reuters
Mundo Robin Williams
A morte de Robin Williams fez com que, mais uma vez, se colocasse a questão: “Porque é que tantos comediantes sofrem de depressão?”.
A batalha contra a doença termina, não raras vezes, em suicídio: a forma que muitos encontram de colocar termo ao sofrimento. Num artigo publicado na terça-feira, a BBC tenta desvendar o que se passa na mente dos mestres do riso.
Reagindo a um estudo que indicava que os comediantes têm traços psicológicos ligados a psicoses, a humorista inglesa Susan Murray disse, no início do ano, que “não é preciso ser um génio para saber que os comediantes são um pouco loucos”.
Já em janeiro, a Universidade de Oxford descobria, através de um estudo, que “os humoristas têm um perfil de personalidade pouco comum e um tanto contraditório. Por um lado, são bastante introvertidos, depressivos e esquisitos. Por outro, são bastante extrovertidos e cheios de manias. Talvez o lado extrovertido seja uma forma de lidar com o lado depressivo”.
O brasileiro Chico Anysio chegou mesmo a confessar que se não tivesse sido acompanhado por um psiquiatra durante 24 anos "não teria conseguido fazer 20%” do que fez.
"Havia momentos em que estava gravar um programa na televisão e a rir por fora, enquanto por dentro pensava 'quero morrer'", disse um outro humorista, o inglês Stephen Fry, à BBC.
Para quem sofre, por exemplo, de transtorno bipolar, a solução encontrada passa por canalizar o sofrimento para fazer os outros rir. Terá sido o que aconteceu com Robin Willims, um dos comediantes mais queridos de Hollywood.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com