Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
28º
MIN 23º MÁX 35º

Participante em distúrbios no Reino Unido condenado a nove anos de prisão

Um homem que participou num ataque em agosto junto do hotel que acolhia requerentes de asilo em Rotherham foi hoje condenado a nove anos de prisão, a mais longa pena atribuída até agora relativa aos distúrbios no Reino Unido.

Participante em distúrbios no Reino Unido condenado a nove anos de prisão
Notícias ao Minuto

15:32 - 06/09/24 por Lusa

Mundo Reino Unido

O Tribunal da Coroa de Sheffield condenou o homem, identificado como Thomas Birley, de 27 anos, de Rotherham (norte de Inglaterra), pelo seu envolvimento "inquestionável" em vários dos violentos distúrbios ocorridos em Rotherham a 04 de agosto.

 

Birley foi considerado culpado de "fogo posto com intenção de pôr em perigo a vida", numa sentença inédita no quadro dos recentes motins de Rotherham.

Imagens mostram o homem a atirar objetos aos agentes da polícia, a confrontá-los com um cassetete e a atirar um contentor contra o cordão de segurança dos motins, num dia em que se registaram mais de 12 horas de violência e que terminou com 64 agentes da polícia feridos.

Birley também esteve envolvido na colocação de lenha num contentor industrial em chamas colocado em várias saídas do hotel Holiday Inn Express em Rotherham, onde se encontravam mais de 200 requerentes de asilo que, juntamente com os trabalhadores do estabelecimento, estavam fechados no interior.

Segundo a imprensa local, durante o julgamento, vários empregados disseram ao juiz que pensavam que iam "morrer queimados" porque o fumo infiltrava-se pelas fendas do edifício e que 22 pessoas procuraram abrigo na sala de pânico do hotel.

Com estes testemunhos, o juiz justificou a necessidade de decretar uma sentença prolongada devido à "perigosidade contínua" de Birley.

A morte de três raparigas e de uma dezena de feridos nos múltiplos esfaqueamentos de 29 de julho em Southport (noroeste de Inglaterra) por um jovem galês de pais ruandeses desencadeou uma onda de violência xenófoba e islamófoba em várias cidades do Reino Unido, o que levou à detenção de mais de mil pessoas.

Leia Também: Reino Unido vai fornecer 650 sistemas de mísseis ligeiros multifunção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório