Telavive acusa Borrell de ser "antissemita e um detrator de Israel"

O ministro israelita dos Negócios Estrangeiros, Israel Katz, qualificou hoje o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, de "antissemita", por ter manifestado a sua "indignação" pela morte de funcionários da ONU num ataque israelita na Faixa de Gaza.

Notícia

© Kobi Wolf/Bloomberg via Getty Images

Lusa
14/09/2024 19:41 ‧ 14/09/2024 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

"Josep Borrell é um antissemita e um detrator de Israel, que tenta constantemente aprovar resoluções e sanções contra Israel no seio da UE, apenas para ser bloqueado pela maioria dos Estados-membros", criticou o ministro em comunicado.

 

Na quinta-feira, Borrell criticou "o desrespeito pelos princípios fundamentais do direito internacional humanitário", na sequência da morte de 18 pessoas, na quarta-feira, num ataque israelita a uma escola convertida em refúgio no centro do território, segundo a Defesa Civil de Gaza.

Entre as vítimas contam-se seis membros da agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA). O ataque destruiu parte do edifício gerido pela agência.

O exército israelita declarou que a sua força aérea tinha "efetuado um ataque de precisão contra terroristas que operavam" na escola, e que tinha tomado medidas para reduzir o risco para os civis.

Publicou ainda uma lista de nove combatentes mortos no ataque a Nousseirat, que incluía o nome de três funcionários da UNRWA.

"Há uma diferença entre as críticas legítimas e as divergências políticas, que são normais entre amigos, e a campanha antissemita e odiosa de Borrell contra Israel, que faz lembrar os piores antissemitas da história", acrescentou Katz.

O ataque, o mais mortífero para a UNRWA em mais de onze meses de guerra em Gaza entre Israel e o movimento islâmico palestiniano Hamas, suscitou a condenação internacional.

A UNRWA estima que, pelo menos, 220 dos seus funcionários foram mortos na guerra, desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas a Israel em 07 de outubro.

Leia Também: Ministro israelita diz que legado de Borrell é "o antissemitismo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas