Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 26º

Sindicato alemão da polícia federal avisa estar "no limite de pessoal"

O sindicato da polícia federal alemã (GdP) avisou hoje que a capacidade em termos de pessoal e equipamento está "no limite", no dia em que regressaram controlos a todas as fronteiras do país.

Sindicato alemão da polícia federal avisa estar "no limite de pessoal"
Notícias ao Minuto

12:55 - 16/09/24 por Lusa

Mundo fronteiras

 

"Deve ficar bem claro que não haverá um controlo total. Mesmo controlos como os da fronteira oriental, que tivemos durante muitos meses e anos, não podem existir nem existirão", sublinhou Andreas Rosskopf, presidente do GdP, ao canal de televisão alemão SWR.

"Isto significa que os controlos fixos serão a exceção e que teremos de funcionar de forma flexível. Estamos efetivamente no limite em termos de pessoal e de equipamento", apontou.

A Alemanha anunciou na semana passada que os controlos em vigor na fronteira com a Áustria desde 2015, e desde o ano passado com a Polónia, a República Checa e a Suíça, seriam estendidos a partir de hoje a França, Luxemburgo, Bélgica, Países Baixos e Dinamarca durante seis meses.

Segundo o ministério federal do Interior, os controlos são aleatórios, isto é, nem todos os que atravessam as fronteiras terrestres com a Alemanha serão parados, mas todos devem estar preparados para que isso aconteça.

"Em coordenação com as autoridades parceiras na Alemanha e no estrangeiro, a Polícia Federal esforçar-se-á por garantir que estes controlos tenham o menor impacto possível na vida quotidiana dos trabalhadores, no comércio e nas viagens", garantiu uma porta-voz ao canal de televisão ntv.

Os viajantes e as pessoas que se deslocam para o trabalho terão de ser portadores de um documento de identidade, como um bilhete de identidade ou um passaporte, mas isto aplica-se de qualquer forma às viagens transfronteiriças.

Nos controlos já existentes, não houve um colapso no tráfego fronteiriço, mas algumas perturbações. No estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, por exemplo, não foram comunicados atrasos significativos nas passagens de fronteira de e para a Polónia de acordo com a Associação Estadual de Transportes desta região, citada pela ntv.

Contactadas pela lusa, três pessoas que atravessaram esta manhã a fronteiras da Alemanha com o Luxemburgo e os Países Baixos admitiram não ter enfrentado problemas e atrasos na circulação.

A medida de controlo de fronteiras tem como objetivo travar a migração e "proteger o país contra os graves perigos colocados pelo terrorismo islâmico e pela criminalidade grave", sublinhou a ministra do Interior, Nancy Faeser.

A ministra alemã confirmou ainda que está a ser estudada a fórmula jurídica que permitirá no futuro realizar "rejeições massivas" de imigrantes irregulares no quadro jurídico da UE.

De acordo com a polícia federal, entre janeiro e julho de 2024, 34 mil pessoas tentaram entrar na Alemanha. Cerca de 17 mil foram impedidas de entrar diretamente na fronteira. A outra metade foi autorizada a entrar e está a ser tratada ao abrigo do Regulamento de Dublin.

Em comparação, no ano passado, a polícia federal deteve 127 mil pessoas na fronteira que pretendiam entrar na Alemanha sem autorização. Um quarto foi impedido de entrar diretamente na fronteira. 

Leia Também: Alemanha amplia controles a todas as fronteiras para conter migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório