Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 26º

Eis Sheba, a foca "teimosa" que celebrou 50 anos no sábado (com bolo)

O animal, que é um dos favoritos dos visitantes do Cornish Seal Sanctuary, poderá mesmo ser a foca mais velha em cativeiro.

Notícias ao Minuto

22/09/24 15:57 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Sheba, uma foca-cinzenta do santuário Cornish Seal Sanctuary, celebrou 50 anos de vida no sábado, tendo tido até direito a um bolo de gelo.

 

“Chegar aos 50 anos é um marco enorme, não só para Sheba, mas para todos os que fizeram parte do seu percurso”, disse Tamara Cooper, conservadora da instituição, que se situa no sudoeste de Inglaterra, à Associated Press.

É que, segundo os tratadores, a história de Sheba não teve um começo feliz. A cria foi resgatada numa praia da Cornualha, em setembro de 1974, por Ken Jones. O homem encontrou-a com um ferimento na cabeça e uma infeção no olho. Decidiu, então, levá-la para casa, onde reabilitava focas numa piscina, com a mulher, Mary.

A própria operação de resgate cresceu, tendo passado do quintal do casal para um santuário na aldeia de Gweek.

O estado de saúde de Sheba, incluindo a perda de visão, impediu o seu regresso ao mar. Contudo, o animal, que é um dos favoritos dos visitantes, poderá mesmo ser a foca mais velha em cativeiro, segundo a especialista Heather Green.

A sua longevidade é atribuída aos cuidados que recebeu e aos avanços da medicina veterinária, uma vez que, em média, as focas sobrevivem normalmente entre 25 e 30 anos na natureza. As fêmeas em cativeiro podem viver até aos 40 anos, enquanto os machos vivem cerca de 30 anos.

Como o foco do seu tratamento foi na reabilitação, Sheba não foi treinada até recentemente. Ainda assim, continua pouco disposta a aprender truques.

“Ela é um pouco teimosa. Estava tão habituada a ser alimentada e a não ter de trabalhar para comer o seu peixe que, mesmo agora, ainda protesta um pouco. Se lhe pedimos para fazer algum truque ou algo do género, é no seu próprio tempo e ela diz-nos se está disposta a treinar ou não”, confessou Green.

Na festa do seu 50.º aniversário, Sheba foi presenteada com um bolo roxo de três camada de gelo, adornado com corações e peixes no topo.

“Come qualquer peixe. Não é particularmente exigente”, contou Green.

Veja o vídeo.

Leia Também: Conheça Pesto, o pinguim-rei bebé mais pesado deste aquário australiano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório