Meteorologia

  • 23 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 24º

Xi Jinping felicita Dissanayake pela sua tomada de posse no Sri Lanka

O Presidente chinês, Xi Jinping, felicitou hoje o líder marxista Anura Kumara Dissanayake, que tomou posse como líder do Sri Lanka depois de vencer as eleições presidenciais de domingo.

Xi Jinping felicita Dissanayake pela sua tomada de posse no Sri Lanka
Notícias ao Minuto

23/09/24 10:05 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Mundo Sri Lanka

Na sua mensagem, Xi disse que atribui "grande importância" ao desenvolvimento das relações bilaterais e que está disposto a trabalhar com Dissanayake para "reforçar a confiança política mútua", afirmou o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em comunicado.

 

O líder chinês afirmou ainda que procurará promover uma cooperação bilateral de "alta qualidade" e uma parceria de "assistência mútua" para "criar mais benefícios para os povos dos dois países".

Xi Jinping acrescentou que China e Sri Lanka são "vizinhos tradicionalmente amigáveis" e que, desde o estabelecimento de relações diplomáticas há 67 anos, "os dois países sempre se compreenderam e apoiaram mutuamente, dando um exemplo de coexistência amigável e cooperação mutuamente benéfica".

O líder marxista venceu as eleições com 5.740.179 votos, o que representa mais de 42% dos votos expressos, e substitui Ranil Wickremesinghe como presidente, que chegou ao poder em 2022 após a revolta civil que a ilha viveu devido à grave crise económica que levou à queda do então chefe de Estado Gotabaya Rajapaksa.

O seu maior desafio como presidente será estabilizar a economia do Sri Lanka, que sofreu uma grave crise económica nos últimos anos.

Em maio do ano passado, a China assinou um acordo para iniciar um projeto de investimento no Sri Lanka, o primeiro desde que a nação insular declarou falência em abril de 2023.

A empresa pública China Mercantile Port (CMPort) concordou então em investir 392 milhões de dólares com a Autoridade Portuária do Sri Lanka para construir em conjunto o maior centro logístico do Sul da Ásia no porto de Colombo.

Este foi o primeiro projeto de investimento anunciado pelo Sri Lanka desde que informou que iria temporariamente faltar ao pagamento da sua dívida externa. O país mergulhou na sua pior crise económica desde a independência do Império Britânico em 1948.

A assinatura deste acordo com a China ocorreu pouco depois de o país asiático, o principal credor bilateral do Sri Lanka, ter dado garantias escritas ao FMI para apoiar a reestruturação da sua dívida.

Leia Também: Vencedor das presidenciais oficialmente empossado no Sri Lanka

Recomendados para si

;
Campo obrigatório