Felipe VI fora de tomada de posse no México? "Inexplicável e inaceitável"

Pedro Sánchez afirmou que Espanha "não aceita a exclusão" do seu chefe de Estado e, por isso, decidiu não enviar qualquer representante "em sinal de protesto".

Notícia

© Alberto Ortega/Europa Press via Getty Images

Notícias ao Minuto
25/09/2024 21:03 ‧ 25/09/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, reagiu, esta quarta-feira, ao facto de o rei Felipe VI não ter sido convidado para a tomada de posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, por ter ignorado um pedido para Espanha se desculpar pela colonização, considerando tratar-se de uma decisão "inexplicável e inaceitável". 

 

Em declarações aos jornalistas, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, Sánchez afirmou que Espanha "não aceita a exclusão" do seu chefe de Estado e, por isso, decidiu não enviar qualquer representante "em sinal de protesto"

Sobre o facto de o rei Felipe VI não ter acedido ao pedido do México, feito em 2019 pelo então presidente Andrés Manuel López Obrador, o primeiro-ministro espanhol defendeu que "Espanha já manifestou a sua posição sobre o assunto"

"Não só eu, mas também o chefe de Estado e o governo no seu conjunto", frisou, lembrando que os dois países são "povos irmãos".

"Sempre expressei ao México, como presidente do governo e secretário-geral do PSOE, a nossa enorme gratidão pelo facto de um grande presidente como Lázaro Cárdenas não só ter acolhido centenas e milhares de espanhóis que fugiam da guerra, da repressão e do regime de Franco, como também ter disponibilizado navios para os trazer", acrescentou, citado pela estação espanhola RTVE.

"Há muitas coisas que unem o México e a Espanha, não só em relação ao passado, mas também em relação ao futuro", destacou ainda. 

México exclui Felipe VI de tomada de posse por falta de desculpas

México exclui Felipe VI de tomada de posse por falta de desculpas

O rei espanhol ignorou um pedido do México para Espanha se desculpar pela colonização e por isso não foi convidado para a tomada de posse da nova Presidente do país, disse esta quarta-feira a futura chefe de Estado, Claudia Sheinbaum.

Lusa | 18:40 - 25/09/2024

Sublinhe-se que, numa carta enviada em 2019, López Obrador pediu a Felipe VI para, a propósito dos 200 anos da independência do México, Espanha "expressar de maneira pública e oficial o reconhecimento dos danos causados" pela conquista e colonização do atual território mexicano.

"Lamentavelmente, essa missiva nunca mereceu resposta alguma de forma direta, corresponde às melhores práticas diplomáticas das relações bilaterais", escreveu esta quarta-feira, num comunicado, a presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, que toma posse no próximo dia 1 de outubro e assim justificou que não tenha sido enviado um convite a Felipe VI para estar na cerimónia.

Leia Também: México exclui Felipe VI de tomada de posse por falta de desculpas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas